10:44 AM
5 de fevereiro de 2026

Como o islamismo influenciou religiões de matriz africana no Brasil

Como o islamismo influenciou religiões de matriz africana no Brasil

PUBLICIDADE


Homem de costas com adorno na cabeça e roupa branca; outras pessoas de branco aparecem ao fundo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Adornos na cabeça e roupas brancas como símbolo de pureza são alguns dos elementos de religiões afro-brasileiras influenciados pelo islamismo, dizem pesquisadores

    • Author, Priscila Carvalho
    • Role, De Bangkok (Tailândia) para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 8 min

Roupas brancas às sextas-feiras, o som dos atabaques, patuás junto ao corpo, a cabeça no chão como gesto de respeito.

Esses são alguns rituais praticados em terreiros de candomblé, umbanda e quimbanda — religiões de matriz africana que surgidas no Brasil com a vinda forçada de povos escravizados.

Mas o que muita gente não sabe — e muitos livros de história não registram — é que estes rituais têm influência do islamismo africano, já que parte dos escravizados que vieram ao Brasil seguiam esta fé.

Os malês, como ficaram conhecidos os africanos muçulmanos escravizados, vieram da região do Golfo do Benim e desembarcaram no Brasil entre os séculos 18 e 19.

De acordo com a antropóloga Francirosy Campos Barbosa, docente do departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), o termo malê tem origem no iorubá e está associado a muçulmano, mestre ou sábio — refletindo o reconhecimento social que esses africanos possuíam em suas regiões de origem, sobretudo no atual sudoeste da Nigéria e Benim.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima