2:12 PM
20 de outubro de 2025

Como os planos quinquenais da China mudaram o mundo

Como os planos quinquenais da China mudaram o mundo

PUBLICIDADE


Uma criança segura a bandeira da China na Praça da Paz Celestial (Tiananmen Square), em Pequim, no Dia Nacional da China, que comemora o 76º aniversário da fundação da República Popular da China, em 1º de outubro de 2025.

Crédito, AFP via Getty Images

Legenda da foto, Uma criança segura a bandeira da China na Praça da Paz Celestial, em Pequim, no Dia Nacional da China

Os principais líderes da China se reúnem nesta semana em Pequim para traçar as metas do país e as prioridades para o restante desta década. As decisões tomadas na Plenária do Comitê Central do Partido Comunista Chinês servirão de base para o próximo plano quinquenal, que vai orientar a segunda maior economia do mundo entre 2026 e 2030.

O plano completo será divulgado apenas no ano que vem, mas autoridades devem antecipar algumas diretrizes na quarta-feira (22/10). Especialistas afirmam que o modelo chinês, guiado por ciclos de planejamento em vez de eleições, costuma produzir decisões com impacto global.

“Os planos quinquenais (cinco anos) definem o que a China quer alcançar, indicam a direção que a liderança pretende seguir e mobilizam os recursos do Estado para atingir esses objetivos predefinidos”, diz Neil Thomas, pesquisador de política chinesa no Instituto de Políticas da Sociedade Asiática.

À primeira vista, a imagem de centenas de burocratas de terno apertando as mãos e elaborando planos pode parecer monótona. A história, porém, mostra que suas decisões costumam ter repercussões profundas.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima