7:32 AM
3 de dezembro de 2025

Como os tentáculos no narcotráfico estão se infiltrando na Bélgica

Como os tentáculos no narcotráfico estão se infiltrando na Bélgica

PUBLICIDADE


Agentes da alfândega procuram drogas em um contêiner em 11 de julho de 2023, no porto da Antuérpia, na Bélgica. Cada vez mais cocaína vinda da América do Sul chega a esse porto belga

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Agentes da alfândega procuram drogas em um contêiner em 11 de julho de 2023, no porto da Antuérpia, na Bélgica. Cada vez mais cocaína vinda da América do Sul chega a esse porto belga

No fim de outubro, uma juíza de instrução da Bélgica causou alvoroço ao publicar uma carta aberta pedindo ajuda “urgente” ao governo do país.

A magistrada afirmou que o narcotráfico estava transformando a Bélgica em um narcoestado e alertou que o Estado de Direito estava ameaçado no país localizado no coração da Europa e cuja capital é também sede da União Europeia.

“Estamos nos tornando um narcoestado? Exagero? Segundo nosso comissário antidrogas, essa evolução já começou”, afirmou a juíza da Antuérpia, cidade cujo porto se tornou uma das principais portas de entrada de cocaína na Europa.

Ela descreveu o narcotráfico como uma “ameaça organizada que mina as instituições”.

“Grandes estruturas mafiosas se consolidaram e se tornaram uma força paralela que desafia não só a polícia, mas também o Poder Judiciário”, acrescentou.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima