5:04 PM
24 de abril de 2025

Como produto de trabalho escravo vai parar na sua calçada

Como produto de trabalho escravo vai parar na sua calçada

PUBLICIDADE


Trabalhador de pedreira segura uma pedra nas mãos

Crédito, Vitor Serrano/BBC News Brasil

Legenda da foto, Trabalhador mostra pedra cortada em uma pedreira em Caiçara, interior da Paraíba; para Ministério do Trabalho e Emprego, ele estava sob condição análoga à escravidão

  • Author, Luiz Fernando Toledo
  • Role, Enviado da BBC News Brasil a Taperoá e outros municípios, na Paraíba
  • Twitter,

Em O Auto da Compadecida 2, continuação lançada no fim de 2024 de um dos grandes sucessos do cinema brasileiro, um dos vilões, candidato a prefeito de Taperoá, interior da Paraíba, faz planos para comprar votos da população empobrecida e, ao ganhar, asfaltar a estrada “até a capital do Estado, só para chegar ao Palácio sem sujar o pneu”.

A história da Taperoá dos filmes, inspirada na obra de Ariano Suassuna, se passa há quase um século. Mas guarda semelhanças com a cidade da vida real ainda no presente.

O município, com 14 mil habitantes e indicadores sociais abaixo da média nacional, ainda possui uma parte de suas ruas sem pavimentação.

Não à toa o asfaltamento segue sendo uma bandeira da política local. Nos últimos anos — inclusive em 2024, de eleições municipais — gestores têm firmado diversos contratos de pavimentação e divulgado as obras nas redes sociais.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima