5:58 AM
6 de outubro de 2025

como se compara a outros prodígios da F1

como se compara a outros prodígios da F1

PUBLICIDADE


De tempos em tempos, a Fórmula 1 recebe novos pilotos que, antes mesmo da estreia, já são considerados prodígios. Novatos que demonstraram muito talento em categorias de base e que tem grande potencial para se tornarem campeões mundiais. Em 2025, um novo ‘prodígio’ surgiu na Mercedes: o jovem italiano Andrea Kimi Antonelli, de apenas 18 anos. 

Leia também:

Antonelli começou no kart em 2014 e, em 2018, assinou com a Academia de Jovens Pilotos da Mercedes. Venceu diversos campeonatos de e, três semanas após o 15º aniversário, estreou nos monopostos, na F4 italiana, da qual foi campeão em 2022. Competiu também na F4 dos Emirados Árabes Unidos, onde chegou a substituir Rafael Câmara, campeão da F3 em 2025. Em 2023, o italiano conquistou o título da FRECA e, no ano seguinte, ‘pulou’ a F3, indo direto para a F2. No ano passado, foi anunciado para a vaga que pertencia a Lewis Hamilton na F1 após a ida do heptacampeão para a Ferrari. 

A ‘promoção’ do jovem piloto para a principal categoria do automobilismo foi cercada de expectativas, especialmente devido a pouca idade e a rapidez com que chegou a F1 desde que começou em carros de fórmula, além de estar “assumindo o lugar” que foi de Hamilton, um heptacampeão.

No entanto, Antonelli não é o primeiro prodígio a alcançar a F1 e, chegada a metade da temporada de 2025, já é possível traçar alguns paralelos do cenário do italiano com o de outros ‘novatos-sensação’, como Max Verstappen, que, estreou aos 17 anos. Neste artigo, o Motorsport.com relembra outros nomes que também carregaram muita expectativa na estreia:

Andrea Kimi Antonelli (2025 – Mercedes) 

Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão

 ClassificaçãoCorrida  
GP da Austrália16 
GP da China8 
GP do Japão6 
GP do Bahrain511º 
GP da Arábia Saudita5 
GP de Miami3 
GP da Emilia Romagna13DNF 
GP de Mônaco1518º 
GP da Espanha 6DNF 
GP do Canadá4 
GP da Áustria9DNF 
GP da Grã-Bretanha10DNF 
GP da Bélgica1916º 
GP da Hungria 1510º 

1. Max Verstappen (2015 – Toro Rosso)

O porquê da expectativa: Estreou na F1 com apenas 17 anos, quebrando recorde de pessoa mais jovem da história a participar de uma corrida na categoria

Acontecimentos marcantes:
– Apesar do primeiro ano conturbado, com batidas e comportamento ‘agressivo’, foi o mais jovem pontuador da história, no GP da Malásia de 2015
– Em números totais, superou todos os companheiro de equipe em classificações e corridas
– Venceu o primeiro título mundial após um duelo intenso contra Lewis Hamilton durante toda a temporada de 2021 
– Com um carro imbatível, dominou 2022 e 2023, nesse último ano, venceu 19 de 22 corridas 

Tetracampeão – 2021, 2022, 2023 e 2024 

Semelhança com Antonelli: Também era muito novo quando estreou e ‘pulou uma etapa’ no caminho a F1 (no caso do holandês, a F2)

Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão

 ClassificaçãoCorrida
GP da Austrália11DNF
GP da Malásia6
GP da China1317º
GP do Bahrein15DNF
GP da Espanha611º
GP de Mônaco9DNF
GP do Canadá1915º
GP da Áustria7
GP da Grã-Bretanha13DNF
GP da Hungria 9

2. Lewis Hamilton (2007 – McLaren)

O porquê da expectativa: Dominou em categorias de base, tendo sido campeão da GP2 (atual F2) em 2006. Estreou por uma grande equipe e teve como companheiro de equipe Fernando Alonso, que já era bicampeão. Também é o primeiro piloto negro na F1.

Acontecimentos marcantes:
– Foi ao pódio na corrida de estreia; venceu quatro corridas e somou 12 pódios e seis poles na primeira temporada
– Quase foi campeão de 2007, perdendo o título para Kimi Raikkonen por apenas um ponto;
– Venceu o primeiro título mundial com apenas 23 anos, na última curva do GP do Brasil, superando Felipe Massa na classificação também por apenas um ponto;
– Em 2014, segundo ano com a Mercedes e início da era híbrida na F1, começou uma era de domínio total, vencendo títulos consecutivos, à exceção de 2016, quando o então companheiro de equipe, Nico Rosberg, foi campeão  após uma temporada marcada por tensões e forte rivalidade (o alemão se aposentou no fim do ano);
– Em 2020, venceu o sétimo campeonato, igualando-se a Michael Schumacher em número de títulos;
– Chegou muito perto de se tornar octacampeão em 2021 após intensa batalha contra Verstappen, mas perdeu a última corrida do ano;
– Em 2025, se junta a Ferrari, equipe mais vitoriosa da categoria;

Heptacampeão – 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2020

Semelhança com Antonelli: Estreia em equipe de ponta e campeão de uma categoria de base

Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão

 ClassificaçãoCorrida
GP da Austrália4
GP da Malásia4
GP do Bahrain2
GP da Espanha4
GP da Mônaco2
GP do Canadá1
GP dos EUA1
GP da França2
GP da Grã-Bretanha1
GP da Europa10
GP da Hungria1

3. Jacques Villeuneuve (1996 – Williams)

O porquê da expectativa: Filho de Gilles Villeuneuve, venceu as 500 Milhas de Indianápolis e a IndyCar em 1995

 Acontecimentos marcantes:
– Foi pole e quase venceu a corrida de estreia; terminou o primeiro ano como vice-campeão;
– Quase foi campeão de 2007, perdendo o título para Kimi Raikkonen por apenas um ponto;
– Em 1999, liderou a equipe BAR, que não pontuou naquele ano e continuou fraca nas temporadas seguintes;
– Foi para a Renault em 2004 e também correu pela Sauber/BMW; se aposentou da F1 no fim de 2006;

Campeão – 1997

Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão*

 ClassificaçãoCorrida
GP da Austrália1
GP do Brasil3DNF
GP da Argentina3
GP da Europa2
GP de San Marino3DNF
GP de Mônaco10DNF
GP da Espanha2
GP do Canadá2
GP da França6
GP da Grã-Bretanha2

*Não existia pausa de verão. Para efeito de comparação, utilizamos 10 das 16 corridas daquele ano 

4. Juan Pablo Montoya (2001 – Williams)

O porquê da expectativa: Foi campeão da CART em 1999, sua estreia na categoria, e venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 2000, também na sua primeira participação na prova icônica.

 Acontecimentos marcantes:
– Na temporada de estreia, fez ultrapassagem histórica sobre Michael Schumacher no GP do Brasil;
– Abandonou  várias corridas de 2001, porém, fez a pole em Hockenheim e venceu o GP da Itália daquele ano ;
– Foi terceiro colocado no campeonato de 2003, atrás de Raikkonen e Schumacher;
– Foi para a McLaren em 2005 e se aposentou da F1 no fim de 2006;

Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão

 ClassificaçãoCorrida
GP da Austrália11DNF
GP da Malásia6DNF
GP do Brasil4DNF
GP de San Marino7DNF
GP da Espanha12
GP da Áustria12DNF
GP de Mõnaco7DNF
GP do Canadá10DNF
GP da Europa3
GP da França6DNF
GP da Grã-Bretanha8
GP da Alemanha1DNF

5. Lando Norris (2019 – McLaren)

O porquê da expectativa: Foi campeão da Fórmula Renault e da F3, sendo apoiado pela Academia de Jovens Pilotos da McLaren desde 2017.

Acontecimentos marcantes:
– Pontuou no segundo GP da temporada de estreia, terminando o ano como 11º no campeonato, melhor colocação entre estreantes;
– Conseguiu o primeiro pódio em 2020;
– McLaren melhorou o desempenho e conseguiu mais pódios em 2023; primeira vitória veio em 2024, no GP de Miami;
– Chegou a liderar o campeonato em 2025 e, atualmente, é segundo colocado, estando na briga pelo título;

Semelhança com Antonelli: Estreia em equipe de ponta e campeão de categorias de base.

Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão

 ClassificaçãoCorrida
GP da Austrália812º
GP do Bahrein9
GP da China15DNF
GP do Azerbaijão7
GP da Espanha10DNF
GP de Mônaco1211º
GP do Canadá8DNF
GP da França5
GP da Áustria5
GP da Grã-Bretanha 811º
GP da Alemanha19DNF

6. Oscar Piastri (2023 – McLaren)

O porquê da expectativa: Foi campeão da F3 e da F2 de maneira consecutiva, nos anos de estreia nessas categorias.

Acontecimentos marcantes:
– Em 2022, sem vaga na F1, era reserva da Alpine; a equipe francesa anunciou Piastri como titular para o ano seguinte, mas o australiano desmentiu nas redes sociais e, dias depois, foi confirmado na McLaren;
– No ano de estreia, subiu ao pódio no GP do Japão, quando foi terceiro; no Catar, venceu a sprint e foi segundo colocado na corrida principal;
– Vence a primeira corrida em 2024, na Hungria; ganha também o GP do Azerbaijão;
– Líder do campeonato em 2025;

Semelhança com Antonelli: Estreia em equipe de ponta e campeão de categorias de base.

Resultados da temporada de estreia – antes da pausa de verão

 ClassificaçãoCorrida
GP do Bahrein18DNF
GP da Arábia Saudita815º
GP da Austrália16
GP do Azerbaijão1011º
GP de Miami1919º
GP de Mônaco1110º
GP da Espanha913º
GP do Canadá811º
GP da Áustria1316º
GP da Grã-Bretanha 3
GP da Hungria4
GP da Bélgica5DNF

Comparativo de resultados e conclusão 

 Melhor qualiMelhor corridaPior qualiPior corridaPosição/ pontos
K. Antonelli31918º/DNF7º – 64
M. Verstappen61917º/DNF11º – 22
L. Hamilton1101º – 80
J. Villeneuve1103º/DNF2º – 48
J. P. Montoya1124º/DNF6º – 15
L. Norris519

12º/DNF

10º – 24

O. Piastri 31919º/DNF11º – 34

Apesar dos resultados ruins nos últimos quatro GPs (dois DNFs, 16º e 10º), Antonelli tem tido uma estreia sólida, especialmente no início no ano, quando se manteve no top 6 e, mais tarde, conseguiu até mesmo ir ao pódio no Canadá. Porém, comparado aos ‘estrelatos iniciais’ de Villeneuve e, especialmente de Hamilton, ainda está atrás – os dois dominaram a categoria desde o início e dificilmente um estreante conseguirá tal feito novamente. 

Começando com carros menos competitivos, Verstappen e Piastri evoluíram de maneira constante, enquanto Montoya e Norris tiveram que enfrentar cenários mais dramáticos. 

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

In this article

Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics



Fonte. Motorsport – UOL

Leia mais

Rolar para cima