7:20 PM
8 de fevereiro de 2026

Como se livrar do cheiro de cecê? Descubra algumas opções de tratamento

Como se livrar do cheiro de cecê? Descubra algumas opções de tratamento

PUBLICIDADE



Ler Resumo

Popularmente conhecida como cecê, a bromidrose axilar é caracterizada pelo mau cheiro que acompanha o suor presente nas axilas. Esta condição não é grave ou contagiosa, mas reduz a qualidade de vida e afeta interações sociais.

O cecê tem relação com os hormônios e, por isso, costuma ser mais presente a partir da adolescência e seguir ao longo da idade adulta, aliviando pouco a pouco na terceira idade. A bromidrose também é comum em outras regiões do corpo em que glândulas sudoríparas são mais ativas, como os pés e a virilha.

Como surge o cecê?

As mudanças hormonais na adolescência estimulam a transpiração. Embora o suor produzido pelas glândulas sudoríparas do corpo não tenha cheiro, o mau odor surge quando bactérias presentes na pele metabolizam esse suor, algo mais provável de ocorrer quando se sua muito. Higiene, genética e alimentação são fatores determinantes para o aparecimento do cecê.

Na medicina, a bromidrose é o resultado de outras duas doenças: a hiperidrose e a osmidrose. A primeira é descrita pelo excesso de suor produzido pelo corpo, acima do normal. Já a segunda é definida como o mau odor gerado pelas bactérias.

+Leia também: Como o odor em outras partes do corpo impacta no dia a dia dos brasileiros

Tratamento

Ações simples e diárias podem reduzir o mau cheiro. É recomendável utilizar roupas de algodão, depilar as axilas ou higienizá-las com frequência, secando bem depois do banho. Evite alimentos que aumentam a temperatura corporal e, por consequência, incentivam a produção de suor, como a pimenta.

Continua após a publicidade

Se o excesso de suor é um incômodo para você, utilize constantemente um desodorante antitranspirante, pois, além de diminuir o cheiro e eliminar as bactérias da região, a característica antitranspirante também reduz a produção de suor nas axilas. Pode ser aplicado após o banho e secagem das axilas.

Caso o cheiro persista, procure um médico dermatologista que poderá indicar um tratamento para diminuir a quantidade de bactérias presentes nas axilas. Entre as opções, estão o uso de antibióticos tópicos, aplicação de toxina botulínica (botox), sessões de laser e, em casos mais graves, cirurgias.

Popularmente, o limão também é usado como prevenção ao cecê, mas a técnica não é recomendada pelos médicos: a fruta pode agredir a pele e, em contato com o sol, provocar queimaduras.



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima