A menos de uma hora de Salvador fica a Costa do Sauípe, distrito baiano que já abrigou o maior complexo turístico-hoteleiro da América Latina. Hoje, após ser adquirida pelo grupo Aviva, o mesmo por trás do Hot Park, em Goiás, a região passa por uma reforma completa que visa reviver a onda de turismo que primeiro tomou Sauípe, no início dos anos 2000.
Antes dividido em várias bandeiras, hoje o resort é totalmente gerido pela Aviva. O grupo está à frente dos hotéis all inclusive Brisa, Terra, Sol e o futuro Mar na Costa do Sauípe. Todos são à beira da praia e compartilham áreas comuns como o bar na areia e a vila. O cenário de prédios baixos e rua de pedras é digno de novela e onde se concentra a maior parte das atrações do complexo –como lojas, restaurantes temáticos, espaço de shows e academia 24 horas.
Os dois quilômetros de praia, por serem distantes de outras cidades, são frequentados majoritariamente por hóspedes do complexo. Espreguiçadeiras são distribuídas ao longo de toda a faixa de areia e um único bar de bebidas serve toda a praia —cabe ao hóspede fazer uso desses serviços de forma autônoma.
No topo da cadeia de hotéis, ao lado do Brisa Grand Premium (pensado principalmente para casais e famílias pequenas), está o Sol Grand Premium (para grupos maiores e famílias de todos os tamanhos), o maior dos hotéis, com 256 apartamentos, entre quartos de 35 metros quadrados e umas poucas suítes de 42, que garantem uma vista exclusiva de frente para a costa.
Enquanto o Brisa reformou seus 198 quartos e área de piscina em 2018, o Sol passou por uma reforma recentemente e foi reinaugurado em janeiro deste ano.
A fachada do novo hotel mistura o frescor da reforma recente com uma estética clássica, que remete a uma “costa amalfitana brasileira”, como diz Renilson dos Santos, gerente-geral da Costa do Sauípe. O lobby é aberto para as três piscinas, uma voltada para o público infantil e duas para adultos. Elas ficam no centro do hotel enquanto as torres de quartos em ambos os lados emolduram a vista do mar.
Para oferecer o sistema all inclusive, o Sol conta com um bufê principal, um bar na piscina que oferece lanches no estilo grab and go (pegue e leve) e um lobby bar que serve chá da tarde com petiscos. Os hóspedes são servidos nesses diferentes pontos das 7h às 5h do dia seguinte. As duas horas de intervalo, como brinca Renilson, são o descanso para começar a comer de novo.
O hotel é ideal para comer, não para degustar. A comida, sempre abundante, mantém os hóspedes abastecidos, mas dificilmente vai ficar na memória. Entre hambúrguer, cachorro-quente e poke no bar da piscina; macarrão e churrasco no restaurante principal; as iguarias baianas ficam em um local mais acanhado na piscina, onde baianas autênticas fazem e distribuem cocadas, acarajés e mais baianidades.
Há muita fartura, mas as melhores refeições são oferecidas nos restaurantes temáticos da vila, que podem ser pagos à parte ou inclusos no pacote, a partir de no mínimo cinco noites de estadia.
A água de coco disponível em todo o resort é produzida e envasada no local e geladeiras com refrigerantes e cervejas estão abertas o dia todo na área da piscina. Para os alérgicos e intolerantes, uma cozinha exclusiva com nutricionista pensa e prepara refeições personalizadas.
Mas nem só de descanso e fartura vive a Costa do Sauípe. O complexo é também pensado em torno do “edutainment”, conceito que, como explica a gerente de marcas e comunicação, Larissa Vasconcelos, junta educação (education, em inglês) e entretenimento (entertainment).
O maior espaço kids em resorts no Brasil fica por lá, cuidado por uma equipe de recreação própria que atende ao público infantil de todos os hotéis com duas piscinas exclusivas e salas temáticas para atividades promovidas para diferentes faixas etárias.
O espaço é todo pensado em torno da Turminha da Zooeira, o grupo de personagens desenvolvido pelo grupo Aviva para os hotéis. São seis animais falantes que têm nomes próprios, série animada no YouTube e produtos temáticos. O futuro Hot Park Costa do Sauípe foi pensado em torno da personagem Marina, a tartaruga marinha.
O parque contará a viagem de Marina pelos oceanos do mundo, seguindo a lógica dessa espécie marinha que viaja milhares de quilômetros ao longo de sua vida. O complexo Aviva na Costa do Sauípe já nasceu com uma parceria forte com o Projeto Tamar, que faz a preservação de tartarugas. Ao longo da praia, é possível ver vários locais protegidos onde esses animais fazem suas desovas.
A Aviva tem um projeto a longo prazo para a Turminha da Zooeira. Além do parque de Marina e do crescente canal no YouTube, o grupo já promete o lançamento de 14 apartamentos temáticos dos personagens no Sol Grand Premium ainda neste ano e a futura reformulação do Hot Park Goiás em torno de outra personagem, a Arara Lara.
As crianças já contam com boas opções de recreação, mas adolescentes e jovens –que costumam buscar atividades além da piscina e da praia– devem ser mais bem atendidos com a chegada do novo parque.
Entre os planos futuros, a Aviva também se prepara para uma reforma no Terra. O hotel deve inaugurar a categoria Essential em Sauípe, a mais simples e acessível do complexo do grupo, e continuará voltado para famílias e também convenções. O Mar, hoje um terreno de obras fechado, ainda não tem previsão de abertura.
O serviço é de hotel pronto, mas o cenário ainda é de um destino em construção. A Costa do Sauípe é uma opção no inverno para quem não se importa com chuvas intermitentes, mas um destino mais certeiro no verão.
A jornalista viajou a convite da Aviva
Fonte.:Folha de S.Paulo