2:32 PM
2 de dezembro de 2025

Comunidade Quilombola em Nioaque é a primeira de MS a receber curso Empretec | ASN Mato Grosso do Sul

Comunidade Quilombola em Nioaque é a primeira de MS a receber curso Empretec | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


Com o compromisso de ampliar oportunidades e fortalecer o empreendedorismo como caminho para inclusão produtiva e transformação social, o Sebrae/MS e a Secretaria de Estado de Cidadania (SEC) concluíram, neste sábado (29), em Nioaque, a primeira edição do Empretec Rural realizada em uma comunidade quilombola de Mato Grosso do Sul. A capacitação integra a série de seis edições previstas até 2025, executadas por meio do programa Sebrae Plural.

Evento de entrega de certificados foi marcado por apresentações culturais, como o “Olodum”

Durante a cerimônia de encerramento, histórias de superação e protagonismo marcaram o tom do evento. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou o impacto transformador da metodologia. “Ouvi de um participante: ‘Eu vi que eu posso, só depende de mim’. Isso é transformador. O Empretec permite que a pessoa descubra sua capacidade de empreender e criar seu próprio caminho. No contexto local, isso se traduz em geração de renda, dignidade e liberdade para decidir seu futuro”, afirmou.

A secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, ressaltou que a ação nasceu diretamente das demandas apresentadas pelas comunidades. “Levar o Empretec para dentro dos territórios é resultado de uma escuta ativa. Após a edição indígena, percebemos que os quilombos também tinham necessidades específicas. Trazer o Empretec para Nioaque é pensar no desenvolvimento local com respeito à cultura e à história do povo quilombola. Essa primeira turma é apenas o começo; vamos expandir para outros municípios e acompanhar de perto aqueles que já foram formados”, destacou.

Vozes quilombolas: inspiração que brota do território

Com quatro comunidades remanescentes de quilombos — Araújo Ribeiro, Família Cardoso, Romano Martins da Conceição e Bulhões — a capacitação reuniu 20 empreendedores, que receberam certificados e premiações após concluírem a formação, reconhecida por desenvolver competências comportamentais essenciais ao sucesso dos pequenos negócios.

Elizandra P. Ribeiro, da Comunidade Quilombo Araújo Ribeiro e proprietária da empresa Delícias da Terra, celebrou sua evolução durante o curso. “Produzindo tapiocas e sucos com insumos locais, jamais imaginei conquistar 44 selos do Empretec. Isso mostra que podemos crescer sem perder nossas raízes, valorizando o que temos de mais autêntico: a nossa cultura”, comemorou.

Diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, reforça parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania, que levou ao todo 6 edições do curso Empretec para povos tradicionais presentes em Mato Grosso do Sul

Angelo Braz da Cunha, da Comunidade Romano Martins da Conceição, também relatou os avanços obtidos. “Comecei vendendo só duas garrafas de suco de 2 litros. Hoje, saio do Empretec com um portfólio cheio e novas ideias. Fechei a semana com bons resultados financeiros e uma nova mentalidade empreendedora. Agradeço ao consultor Francisco e ao Sebrae por essa oportunidade única”, disse.

O ciclo do Empretec segue agora para a comunidade indígena de Miranda, com nova turma prevista para o início de dezembro, encerrando as atividades do ano. A metodologia Empretec — desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae — é reconhecida internacionalmente por promover habilidades empreendedoras com foco em comportamento e atitude. Para comunidades tradicionais, o conteúdo é adaptado culturalmente, respeitando modos de vida, valores e identidades locais.

Para mais informações sobre as ações apoiadas pelo Sebrae/MS, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, pelo número 0800 570 0800.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima