Depois que a poeira baixa em uma classificação de Fórmula 1, o piloto na pole ganha o direito de se gabar para o resto do pelotão e também uma réplica do pneu Pirelli em menor escala. Mas o que é esse prêmio, por que ele é distribuído e o que acontece depois que o piloto da pole posa com ele no parque fechado?
O pneu em questão é o prêmio Pole Position da Pirelli, que é relativamente novo no mundo dos troféus da F1. De acordo com a fabricante italiana, a ideia do prêmio surgiu durante os testes pré-temporada de 2018 e fez sua estreia no GP da Austrália de 2018, com Lewis Hamilton levando para casa a primeira premiação por ter estabelecido a volta mais rápida na classificação para a abertura da temporada.
Os prêmios são feitos de uma réplica dos pneus do túnel de vento da Pirelli, que são fabricados pelo fornecedor italiano para as equipes usarem nos testes de seus carros e componentes. O prêmio é, portanto, uma réplica 60% reduzida de um pneu de F1 real, medindo 330 mm de diâmetro.

Modelo de túnel de vento na Toyota de Colônia
Foto de: Andretti Autosport
Para transformar o pneu de uma ferramenta de teste em um troféu, ele é entregue às instalações da Pirelli em Milão, onde as equipes que normalmente fariam testes com banda de rodagens em novos pneus começam a trabalhar. Os troféus são gravados com os logotipos da F1 e da Pirelli, bem como com um mapa do circuito em que o prêmio será entregue.
O troféu é então embalado e levado ao circuito por um membro da equipe da Pirelli em sua bagagem de mão para cada corrida.
No final da classificação, o pneu é assinado e entregue ao piloto vencedor. Após o término da cerimônia de apresentação, ele é embalado e entregue pessoalmente à equipe do piloto pela Pirelli.

Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Sam Bloxham / LAT Images via Getty Images
Para George Russell, que fez a pole no GP de Singapura no último fim de semana, o prêmio da Pole Position será levado de volta para Brackley e exibido na recepção da fábrica da Mercedes.
A Pirelli informou que, para outras equipes, os troféus às vezes vão para casa com os pilotos ou são doados a museus em todo o mundo. Outros também foram leiloados para caridade.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
Fonte. Motorsport – UOL