Lançado originalmente em 2019, o filme Luta por Justiça chegou há poucos dias no catálogo da Netflix, onde foi redescoberto pelo público do streaming. Um dos filmes mais assistidos da plataforma na atualidade, ele herda muitas de suas qualidades da história real na qual é baseado.
Estrelado por Michael B. Jordan, o título teve um desempenho tímido nos cinemas, graças à sua estreia simultânea a Star Wars: A Ascensão Skywalker. No entanto, o tempo se mostrou justo com a história de Walter McMillian (Jammie Foxx), um homem que foi condenado à morte por um crime que não cometeu.
Qual é a história que inspirou Luta por Justiça?
Luta por Justiça é uma adaptação do livro de memórias do advogado Bryan Stevenson, que na história é interpretado por Jordan. Ele conta como, ainda como um profissional em início de carreira, lutou incansavelmente para tirar de trás das grades um homem que considerava inocente.
- Formado por Harvard, o advogado decidiu se mudar para o Alabama para ajudar prisioneiros que não tiveram uma boa representação legal;
- Ciente dos problemas que o sistema enfrentava, ele foi um dos cofundadores da Iniciativa de Justiça Igualitária, dedicada a inocentar aqueles que foram condenados de forma injusta;
- Entre seus casos mais famosos está o de McMillan, que foi acusado de matar Rosa Morrison, uma mulher branca de Monroeville, Alabama;
- Ele foi condenado somente a partir do testemunho de Ralph Meyers, um criminoso conhecido que diz ter sido coagido por autoridades policiais;
- Isso apesar da falta de evidências e de várias testemunhas que afirmaram que McMillan estava na igreja no momento em que o crime foi cometido.
Durante sua investigação, o advogado retratado em Luta por Justiça descobriu diversos procedimentos policiais ilegais e várias provas de que seu cliente foi vítima de comportamentos racistas. No entanto, seus diversos apelos para tentar reverter o veredito foram negados repetidas vezes pelos tribunais.
Luta por Justiça mostra a força da opinião pública
Assim como acontece no filme que está bombando na Netflix, a luta de Stevenson e McMillan só ganhou tração quando despertou a atenção da mídia. Em uma entrevista ao famoso programa 60 Minutos, o advogado expôs detalhes do caso e mostrou como o sistema legal do Alabama estava condenando pessoas inocentes a partir de uma estrutura contaminada pelo racismo.
)
Isso fez com que a Suprema Corte do estado decidisse ceder e garantisse o direito a um novo julgamento, que aconteceu em 1993. Preso em 1986, McMillan acabou sendo inocentado de todas as acusações, e continuou mantendo uma grande amizade com o advogado até 2013, anos em que faleceu.
Embora tenha momentos duros, Luta por Justiça pode ser considerado uma visão suavizada do caso real. Relatos da época mostram que o inocente condenado injustamente foi submetido a um tratamento duro em todas as fases do processo legal, incluindo a grande hostilidade racial dos promotores responsáveis pelo caso.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
Fonte.: TecMundo


