Para se comunicar com crianças e adolescentes sem despertar suspeitas, pedófilos estão usando emojis populares e sem aparente conotação sexual para atrair a atenção dos menores nas redes sociais. A prática é um dos principais métodos de atuação dos abusadores nos ambientes digitais.
O assunto voltou a ganhar destaque depois das denúncias feitas pelo youtuber Felca, este mês, alertando sobre a exploração infantil no meio online. Além da desativação de perfis que expunham menores e da prisão de envolvidos com o caso, o assunto chegou ao Congresso, agilizando a tramitação de leis para proteger as crianças na internet.
)
Quais são os principais emojis usados pelos pedófilos?
De acordo com a delegada Luciana Peixoto, os criminosos usam símbolos supostamente inofensivos, como os ícones de macarrão, queijo e bala, para conversar com os menores em publicações nas redes sociais. Esses emojis podem ter significados como:
- Milho: usado para se referir ao termo “porn”, indicando a disponibilidade para a troca de pornografia infantil;
- Macarrão instantâneo: é associado à palavra em inglês “noodles”, por sua vez utilizada como referência aos “nudes”, sinalizando interesse em imagens íntimas de crianças;
- Coração vermelho dentro de outro e queijo: usados por pedófilos que buscam imagens de meninas;
- Espiral azul: indica a preferência por imagens de meninos;
- Pirulito, bala e pizza: aparecem nas postagens para mostrar que o abusador gostou da foto ou do vídeo compartilhado pelo menor e, também, para iniciar conversas com a criança.
Atuando nas ações de repressão à pedofilia no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), a delegada explicou, em entrevista à CNN, que os emojis geralmente são postados nos comentários das publicações dos menores. Com isso, os pedófilos passam a se comunicar com aqueles que interagem em suas respostas.
Outra característica dos abusadores online é a interação infantilizada, ou seja, eles se passam por crianças, utilizando perfis falsos para ganhar a confiança da vítima. Em certos casos, eles também podem fingir que representam agências de modelos ou influenciadores solicitando fotos.
)
A importância de monitorar crianças nos ambientes online
Ainda conforme Luciana, pais e responsáveis devem reforçar o monitoramento dos menores enquanto eles usam a internet, verificando quem são as pessoas com quem os filhos interagem e o tipo de conversa. Também é importante orientar as crianças e os adolescentes quanto ao uso dos emojis pelos pedófilos, ajudando a identificar tais símbolos.
Comentar a respeito dos riscos de compartilhar imagens e informações pessoais na internet é outra prática interessante. Também pode ser útil ativar ferramentas de controle parental e diminuir o tempo de uso de celulares e tablets, deixando os menores mais tempo fora da internet.
Se houver indícios de interação com pedófilos, a delegada orienta guardar o histórico de mensagens e prints, finalizar a conversa e bloquear o contato. O passo seguinte é procurar a Polícia Civil ou realizar denúncia pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que permite a comunicação anônima.
Curtiu o conteúdo? Continue lendo mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.
Fonte.: TecMundo