O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) se reunirá na segunda-feira (12) para discutir a guerra na Ucrânia após a Rússia lançar ataques contra a capital Kiev. Ao menos quatro pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas. O bombardeio causou interrupções no aquecimento em pleno inverno. A reunião está prevista na programação revisada do órgão publicada na noite de sexta-feira (9).
“A Federação Russa atingiu um novo e terrível nível de crimes de guerra e crimes contra a humanidade com seu terror contra civis e infraestrutura civil na Ucrânia”, disse o embaixador ucraniano Andriy Melnyk em uma carta ao Conselho de Segurança vista pela AFP.
Na noite de quinta-feira (8), o exército comandado por Vladimir Putin usou o supermíssil Orenchnik para atacar o país adversário. O modelo balístico foi projetato para guerras nucleares. Em comunicado, Alemanha, França e Reino Unido classificaram o ataque como “escalatório e inaceitável”.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de S.Paulo


