8:16 PM
18 de dezembro de 2025

Contrato da Enel em SP: ‘Reforço externo’ na crise de energia elevou equipes em menos de 5%

Contrato da Enel em SP: ‘Reforço externo’ na crise de energia elevou equipes em menos de 5%

PUBLICIDADE


Carro da Enel, agência de energia, e funcionários da empresa, em frente a um poste de energia

Crédito, Agência Brasil

Legenda da foto, A Aneel iniciou processo que pode culminar em rompimento de contrato com a multinacional italiana

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, BBC News Brasil
    • Reporting from, Londres
  • Tempo de leitura: 6 min

Fortes chuvas atingiram a cidade de São Paulo na última semana, levando à queda de energia para mais de 2 milhões de consumidores, depois da passagem de um ciclone extratropical e rajadas de vento que chegaram a quase 100 km/h na semana passada.

A Enel SP, concessionária responsável pela região, disse ter mobilizado um número recorde de até 1,8 mil equipes no ápice da crise, ao longo do dia, segundo nota publicada em seu site, em meio a críticas de que houve falta de pessoal.

Diante da emergência, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinaram que equipes de outras distribuidoras fossem emprestadas de forma emergencial.

O pedido do governo federal resultou em um acréscimo considerado pequeno pela própria Aneel: as chamadas “equipes pesadas” (as que podem de fato restabelecer a energia) emprestadas por outras distribuidoras representaram menos de 5% do contingente que a Enel já mantinha em campo.

A agência colocou este reforço em dúvida em reunião interna, no dia 12 de dezembro, com representantes da concessionária.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima