Com grande parte das conversas durante o GP da Grã-Bretanha girando em torno do futuro de Max Verstappen e George Russell, a famosa “silly season” da Fórmula 1 parece já ter começado.
Assim como ver o primeiro ovo de Páscoa na prateleira do supermercado já no dia 27 de dezembro, a fase da temporada em que começam as especulações e discussões sobre o grid do próximo ano parece chegar cada vez mais cedo a cada temporada.
Ainda existem muitas variáveis e várias incógnitas quanto ao grid de 2026, então, à medida que nos aproximamos da segunda metade da temporada, a pergunta continua a mesma: Quem vai para onde?
Equipe | Piloto | Fim do contrato | Piloto | Fim do contrato |
McLaren | Lando Norris | Multi-anual (além de 2027) | Oscar Piastri | Multi-anual (além de 2028) |
Ferrari | Lewis Hamilton | 2026 | Charles Leclerc | Multi-anual (além de 2027) |
Red Bull | Max Verstappen | 2028 | Yuki Tsunoda | 2025 |
Mercedes | George Russell | 2025 | Andrea Kimi Antonelli | 2025 |
Aston Martin | Fernando Alonso | 2026 | Lance Stroll | Multi-anual (além de 2026) |
Alpine | Pierre Gasly | 2026 | Franco Colapinto | Contínuo |
Haas | Esteban Ocon | 2026 | Oliver Bearman | 2026 |
Racing Bulls | Liam Lawson | 2025 | Isack Hadjar | 2025 |
Williams | Alex Albon | 2026 | Carlos Sainz | 2026 |
Sauber | Nico Hulkenberg | 2026 | Gabriel Bortoleto | 2026 |
Há vários fatores importantes em jogo que vão, no fim das contas, determinar quem estará pilotando onde — ou se estará — no ano que vem. Nesta matéria, o Motorsport.com analisa quem pode ter mais impacto na formação do grid para 2026.
Fator Max
O atual campeão mundial, Max Verstappen, pode ter contrato com a Red Bull até 2028, mas é um segredo aberto no paddock da F1 que o acordo contém diversas cláusulas de saída baseadas em desempenho.
Embora Verstappen tenha feito algumas performances de destaque até agora, para 2026, acredita-se que nem todas as cláusulas tenham sido atendidas, o que o deixaria livre para considerar outras opções — embora ainda existam muitas peças em movimento.
Fatores como a saída de Christian Horner do cargo de chefe de equipe, o novo e ainda não testado programa de motores Red Bull Powertrains em parceria com a Ford a partir do próximo ano, o desempenho relativo de McLaren, Ferrari e Mercedes, e o fato de que Verstappen é claramente o piloto número 1 da Red Bull vão pesar bastante nessa decisão.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, há muito tempo é um admirador público e declarado de Verstappen e pode tentar agir caso haja uma brecha — e essa parece ser, hoje, a única porta viável para o holandês, caso ele queira mudar de ares.
O segundo assento na Red Bull também está em aberto, já que os pilotos mais recentes enfrentaram dificuldades. Yuki Tsunoda está com contrato apenas até o fim do ano e dificilmente fez o suficiente para permanecer, enquanto o jovem Isack Hadjar, com boas atuações pela equipe irmã Racing Bulls, pode acabar assumindo essa vaga.
Incerteza na Mercedes
A situação de Verstappen pode ter impacto direto em George Russell, que ainda não renovou com a Mercedes (seu contrato atual termina no fim desta temporada). Ele e o holandês têm tido uma relação difícil, mas será que Wolff conseguiria colocá-los em sintonia?
Caso contrário, Russell poderia buscar alternativas, como a vaga de Verstappen na Red Bull, caso fique disponível, ou até uma possível mudança para a Aston Martin, que deve estrear seu primeiro carro projetado por Adrian Newey em 2026.
Do outro lado da garagem da Mercedes, o novato Andrea Kimi Antonelli também vive semanas incertas, já que seu contrato também se encerra neste ano. Ele já chamou atenção em alguns momentos, mas tem enfrentado dificuldades em manter a forma. Será que Wolff vai apostar nele ou tentar alocá-lo em outra equipe para ganhar experiência?
Nova equipe
Haverá duas vagas extras para 2026, com a entrada da Cadillac, que será a 11ª equipe da F1.
Embora seja improvável que consiga atrair pilotos atualmente contratados por equipes de ponta, o projeto da Cadillac, que conta com apoio da General Motors (GM),tem recursos financeiros de sobra e está se preparando do zero.
Rumores antigos indicam que Sergio Pérez, ex-Red Bull, é o nome preferido da equipe e pode ser anunciado em breve como primeiro piloto da Cadillac para o ano de estreia.
Outro veterano ligado à equipe é Valtteri Bottas, atualmente terceiro piloto da Mercedes, enquanto nomes como Mick Schumacher, Zhou Guanyu e o americano Jak Crawford devem ficar atentos ao telefone nos próximos dias e semanas.
NOVOS REPÓRTERES, só 15 GPs na TV Globo, NARRAÇÃO, etc: DEBATE do tchau à Band. E MAX? Projeto Motor
Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #343:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Subscribe to news alerts
Fonte. Motorsport – UOL