6:43 PM
21 de novembro de 2025

COP30: como parceiros do Brasil no Brics bloqueiam plano de Lula contra combustíveis fósseis

COP30: como parceiros do Brasil no Brics bloqueiam plano de Lula contra combustíveis fósseis

PUBLICIDADE


Lula de perfil em frente a painel da COP30

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Negociadores apontam que países árabes, China e Índia estariam travando o avanço de um texto apoiado pelo Brasil

    • Author, Leandro Prazeres
    • Role, Enviado da BBC News Brasil a Belém

Parceiros do Brasil no Brics, Arábia Saudita, China e Índia vêm exercendo pressão contra a proposta de criação de um roteiro para reduzir o consumo de combustíveis fósseis em escala global feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém, prevista para acabar na sexta-feira (21/11).

A informação foi repassada à BBC News Brasil por dois negociadores brasileiros e um negociador estrangeiro ouvidos em caráter reservado.

Arábia Saudita é um dos maiores produtores mundiais de petróleo enquanto China e Índia estão entre os maiores consumidores de combustíveis fósseis.

A BBC News Brasil tentou contato com os negociadores destes três países nos últimos três dias, durante a COP30, mas nenhum delegado quis dar declarações.

Esses países fazem parte do Brics, grupo de 11 países que também inclui o Brasil, Rússia, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Etiópia, Irã, Indonésia e Egito.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima