9:37 AM
21 de novembro de 2025

COP30: emissões ‘ocultas’ do petróleo do Brasil anulam quase 70% da redução do desmatamento

COP30: emissões ‘ocultas’ do petróleo do Brasil anulam quase 70% da redução do desmatamento

PUBLICIDADE


Plataforma de petróleo no Rio, com o Pão de Açúcar ao fundo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Levantamento revela que quase 70% de tudo o que o Brasil deixou de emitir ao reduzir as suas taxas de desmatamento em 2024 foi compensado pela exportação de petróleo do país

    • Author, Leandro Prazeres
    • Role, Enviado da BBC News Brasil a Belém

O governo brasileiro chegou à COP30, conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, comemorando a redução, pelo terceiro ano seguido, nas taxas de desmatamento, maior fonte de emissões dos gases do efeito estufa do país.

Entre 2022 e 2025, a queda no desmatamento na Amazônia Legal foi de 50% e essa queda vem sendo apresentada pelo governo como um exemplo da contribuição do Brasil para o combate às mudanças climáticas.

“Esse é um dos principais compromissos do meu governo. Já reduzimos o desmatamento em mais de 50%. Registramos a menor taxa de desmatamento na Amazônia em 11 anos”, disse o presidente Lula em um discurso em Belém, durante a Cúpula de Líderes, evento que antecedeu o início da COP30.

Para o governo, a redução do desmatamento é uma demonstração de que ele estaria fazendo o seu “dever de casa”, diminuindo sua principal fonte de emissão dos gases do efeito estufa.

Em 2022 (ano mais recente disponível), segundo o projeto Climate Watch, o Brasil era o quinto maior emissor do mundo, atrás da Rússia, Índia, Estados Unidos e China.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima