8:26 PM
16 de novembro de 2025

COP30: o protesto do cacique Raoni por não discursar oficialmente no evento

COP30: o protesto do cacique Raoni por não discursar oficialmente no evento

PUBLICIDADE


Homem segura cartaz com o rosto de Raoni com seu icônico alargador no lábio inferior, durante protesto na COP30, em Belém

Crédito, Reuters

    • Author, Veronica Goyzueta
    • Role, De Belém para a BBC News Brasil

O cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, foi a estrela no sábado (15 /11) em Belém de um pequeno evento na Zona Azul da COP30 — 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática —, a área onde participam as delegações oficiais e onde acontecem as negociações sobre o futuro do clima.

Mas a participação do líder do povo Mebêngôkre, também conhecido como Kayapó, falando para cerca de 60 pessoas no local, era uma espécie de protesto dele e de sua delegação.

A equipe de Raoni diz que ele não foi convidado para uma fala oficial na conferência, nem pela presidência da COP, coordenada pelo Brasil, nem pelo governo Lula.

O grupo conseguiu o espaço deste sábado com o apoio da delegação do governo do Panamá, que organizou o evento com o Instituto Raoni e um grupo de jovens ativistas no pavilhão The Climate Funds, que reúne fundos para o clima.

“A gente se sentiu frustrada com essa falta de diálogo. Era para ser o grande evento do Raoni aqui na COP como o maior líder dos povos indígenas. Ele deveria ter feito uma fala de abertura ou de encerramento e não tem nada programado”, contou Mayalu Kokometi Waura Txucarramãe, coordenadora financeira e administrativa do Instituto Raoni.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima