11:56 AM
23 de novembro de 2025

COP30: os quatro pontos que definiram a conferência do clima em Belém

COP30: os quatro pontos que definiram a conferência do clima em Belém

PUBLICIDADE


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (C), fala ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (D), do presidente da COP30, André Corrêa do Lago (2º à esq.), e da CEO da COP30, Ana Toni, durante uma coletiva de imprensa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, no estado do Pará, Brasil, em 19 de novembro de 2025

Crédito, PABLO PORCIUNCULA/AFP via Getty Images

Legenda da foto, O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (C), fala ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (D), do presidente da COP30, André Corrêa do Lago (2º à esq.), e da CEO da COP30, Ana Toni, durante uma coletiva de imprensa na COP30

    • Author, Leandro Prazeres
    • Role, Enviado da BBC News Brasil a Belém

“Qualquer texto sem uma menção clara para reduzir o consumo de combustíveis fósseis é frustrante e não vai na direção do que a ciência defende”, disse à BBC News Brasil o climatologista brasileiro Carlos Nobre.

Apesar disso, a ausência dos Estados Unidos, segundo maior emissor individual de emissões de gases do efeito estufa, e a possibilidade de que a COP30 terminasse sem que os países chegassem a um acordo entre os 194 participantes fizeram com que o resultado das negociações fosse aplaudido na plenária final do evento. Havia o temor de que ausência dos norte-americanos pudesse levar a um travamento de todas as discussões relevantes da conferência.

“Sabíamos que esta COP ocorreria em águas políticas tempestuosas. A negação, a divisão e a geopolítica desferiram duros golpes na cooperação internacional este ano. Mas, amigos, a COP30 mostrou que a cooperação climática está viva e forte, mantendo a humanidade na luta por um planeta habitável, com a firme determinação de manter o 1,5ºC ao seu alcance”, disse o secretário da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC), Simon Stiel, em seu discurso durante o último dia da conferência.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima