8:38 AM
29 de agosto de 2025

Coreia do Norte: o prisioneiro de guerra de 95 anos forçado a viver na Coreia do Sul e que busca voltar ao país para morrer

Coreia do Norte: o prisioneiro de guerra de 95 anos forçado a viver na Coreia do Sul e que busca voltar ao país para morrer

PUBLICIDADE


Ahn Hak-sop falando ao microfone

Crédito, Jungmin Choi/ BBC

Legenda da foto, Ahn Hak-sop viveu a maior parte de sua vida na Coreia do Sul, após ser capturado em 1953

    • Author, Yuna Ku
    • Role, BBC Coreia

Em uma manhã quente de agosto, uma multidão se reunia na estação de Imjingang, na última parada da linha de metrô de Seul e a mais próxima da Coreia do Norte.

Havia dezenas de ativistas e policiais, todos com a atenção voltada para um homem: Ahn Hak-sop, um ex-prisioneiro de guerra norte-coreano de 95 anos, que tentava retornar para a casa, do outro lado da fronteira que divide a península coreana.

Era o que Ahn chamava de sua viagem final: ele queria voltar ao Norte para ser enterrado lá, depois de ter passado a maior parte da sua vida na Coreia do Sul — grande parte dela contra sua vontade.

Mas ele não chegou a atravessar a fronteira: foi impedido, como era de se esperar, porque o governo sul-coreano afirmou não ter tido tempo suficiente para concluir os trâmites necessários.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima