
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participou da 1ª Reunião Integrada Preventiva contra Incêndios Florestais no Parque Estadual Serra Azul (1ª RIP-FOGO), localizado em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá). O encontro teve como objetivo reforçar o compromisso coletivo com a preservação do parque e de seu entorno, por meio de um planejamento antecipado e estratégico voltado à prevenção e à resposta coordenada diante de possíveis incêndios florestais.
A reunião foi realizada na quarta-feira (11.2) e contou com a presença da gerente do Parque Estadual Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, além de representantes de órgãos públicos, brigadistas, gestores e parceiros.
Na ocasião, foi realizada a entrega do Termo de Compromisso Institucional da Rede Integrada de Proteção contra Incêndios Florestais (RIP-CIF), fortalecendo a cooperação entre as instituições envolvidas e reafirmando o compromisso conjunto com a prevenção, o combate e a gestão integrada do fogo no parque.
De acordo com o tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), a reunião junto à equipe do parque consolida um importante espaço de articulação entre instituições dedicadas à proteção ambiental e à resposta integrada diante de eventuais ocorrências no parque.
Para este ano, já está em elaboração o Plano Operacional da Temporada de Incêndios Florestais (Potif), documento que orientará as ações estratégicas para o período de maior seca no Estado no estado, definindo prioridades, áreas sensíveis, fluxos de comunicação e diretrizes de mobilização interinstitucional.
“A reunião reforçou a importância da união de esforços e da construção de estratégias colaborativas para proteger o Parque Estadual Serra Azul, garantindo a conservação de seus ecossistemas e a segurança da região e de todos que dependem dele, especialmente nos períodos de maior seca”, destacou o comandante.
Ainda durante a reunião, também foram apresentados a estrutura e os resultados da Gestão de Incêndios Florestais conduzida pelo BEA. Foi detalhado ainda o ciclo operacional, composto pelas fases de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização, que orientam, de forma integrada, todas as ações da corporação.
Os participantes conheceram, ainda, os avanços nas estratégias de prevenção, a qualificação das equipes, a eficiência da resposta imediata e o fortalecimento das ações realizadas no ano passado e que devem ser reforçadas neste ano. Em 2025, a atuação coordenada e o monitoramento contínuo possibilitaram uma resposta rápida e eficaz, refletindo na redução recorde dos focos de calor e dos eventos do fogo em Mato Grosso.
Fonte Jornal de Mato Grosso