Com um sabor suave e uma consistência mais cremosa, o queijo cottage é uma estrela de muitas receitas por sua versatilidade na cozinha. Os benefícios não se resumem à facilidade de incluí-lo na rotina, já que esse alimento também é um belo aliado da sua saúde.
Graças à contagem de calorias relativamente baixa, o queijo cottage é uma indicação tradicional em muitas dietas focadas na perda de peso.
E a fama de “alimento fit” se justifica: mais magro que a maioria das outras opções de queijos, ele fornece boas quantidades de proteína e cálcio sem adicionar gorduras demais à rotina.
Conheça algumas das principais vantagens do queijo cottage e aprenda a consumi-lo.
1. Fonte magra de proteínas
O grande atrativo do cottage costuma ser sua capacidade de fornecer proteínas sem incluir uma quantidade significativa de gorduras e calorias na dieta, algo ótimo para dietas focadas no emagrecimento, inclusive porque a proteína ajuda na saciedade.
Faça a comparação com um queijo tipo mussarela que você encontra no mercado: a cada 100 gramas do cottage, em média você ingere 12 gramas de proteína, mas apenas 4 a 5 gramas de gordura, e menos de 100 calorias.
No mussarela, embora haja mais proteínas por porção (pode chegar a 25 gramas a cada 100 do produto), você também ingere muito mais gordura: cerca de 25 gramas de gordura e mais de 300 calorias no total.
+Leia também: Certas marcas de queijo minas têm excesso de gordura e sódio
Se a ideia é aumentar a ingestão proteica, pode ser interessante incrementar a quantidade de cottage no dia a dia. Assim, você começa a equiparar os níveis desse nutriente ao de queijos mais comuns, e ainda passa longe das gorduras encontradas neles.
2. Aliado da saúde dos ossos
Como os queijos de modo geral são alimentos gordurosos, eles costumam estar entre as primeiras coisas que são cortadas na rotina de quem pretende perder peso. E isso pode gerar um efeito inesperado: a redução da ingestão de cálcio, um nutriente fundamental para a saúde óssea.
Outra vez, o queijo cottage pode ser uma alternativa com menos gorduras para não deixar de ter esse nutriente na sua rotina, prevenindo encrencas de longo prazo como a osteopenia ou até a osteoporose.
3. Função probiótica
O cottage é um dos tipos de queijo que incluem microrganismos vivos benéficos à saúde, aqueles que têm função probiótica, ajudando a equilibrar a microbiota intestinal e, consequentemente, regulando o funcionamento digestivo.
Vale lembrar que cada vez mais estudos apontam a importância da microbiota para o corpo como um todo, não apenas o intestino. Outro ponto a favor de ter mais probióticos na rotina.
+Leia também: Probióticos: um universo em expansão
4. Bom para o coração
Novamente as gorduras: substituir outros queijos pelo cottage tem um impacto significativo na saúde cardiovascular de longo prazo, já que o menor nível de gordura saturada reduz a ingestão de colesterol e o risco de desenvolver problemas como aterosclerose.
O cottage também é boa fonte de potássio, nutriente associado à regulação da pressão arterial.
Como inserir o queijo cottage na rotina?
O cottage é um queijo mais cremoso, com consistência semelhante a uma coalhada. Então não dá para simplesmente “cortar uma fatia” e botar no sanduíche.
Mas ele, ainda assim, é muito versátil: é possível passá-lo no pão que vai ser consumido em algum lanche, como uma pasta, além de incluí-lo em recheios que se beneficiam do queijo derretido, como uma lasanha, tapioca ou panqueca.
Ele também pode simplesmente ser colocado em uma salada ou até mesmo, graças ao sabor mais discreto, inserido em um smoothie, por exemplo. Tudo depende do seu gosto e da consistência do seu cottage, que pode variar um pouco de acordo com a marca ou os processos de produção, caso tente fazer em casa.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril