1:50 AM
17 de agosto de 2025

Cozinha do Lorençato convida Onildo Rocha

Cozinha do Lorençato convida Onildo Rocha

PUBLICIDADE


Imagina só um chef que já foi músico, que carrega no peito muita fé e, no paladar, um menu feito de Brasil. O convidado de hoje chegou à cozinha sem pressa, mas com alma inteira – e, quando chegou, fez barulho. Converso com Onildo Rocha, eleito chef do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2022, que conta como veio para a capital paulista comandar o Notiê, sem se desligar do Cozinha Roccia, restaurante que precisou fechar mas voltou na forma do bufê com as festa mais concorridas de João Pessoa, o Casa Roccia.

Nascido na Paraíba, chegou a se aplicar para ser violinista e parecia destinado a viver para a música. Mas foi com uma colher de pau que compôs a maior sinfonia de sua vida. Estudou Gastronomia em São Paulo e teve como um de seus mestres o chef francês Laurent Suaudeau.

Ao vir de João Pessoa para São Paulo, fez da capital paulista o ponto de partida para seu verdadeiro laboratório do Brasil profundo: criou menus que vão da Amazônia à Mata Atlântica e que passam pela Chapada Diamantina, que continua em cartaz.

Sua cozinha é autoral, brasileira e sofisticada. Une ingredientes nativos com técnicas clássicas – especialmente as francesas. Um baião de dois emulsionado em requintes, um pirarucu com toque de alta-costura.

Com o Roccia, na sua João Pessoa, virou referência no Nordeste. Com o Notiê, foi eleito Chef do Ano por VEJA SÃO PAULO Comer & Beber 2022, logo depois de sua estreia na cidade. E o Notiê foi reconhecido nos três últimos anos como Melhor Restaurante Brasileiro. Sim, três vezes campeão num segmento cada vez mais disputado e com grandes representantes.

Também detalha como faz as pesquisas para os menus do Notiê, premiado três vezes como o melhor restaurante brasileiro pelo guia anual de gastronomia. Da intimidade, pinça a relação com os filhos, Lucas e a primogênita Ana Luiza, hoje chef de cozinha como o pai.

Continua após a publicidade

E eu – que acompanho essa história de perto, texto a texto, garfada a garfada – posso garantir: ele é um dos maiores talentos da nossa gastronomia. Chef, pesquisador e caçador de sabores, vocês vão conhecer o maestro das texturas de um Brasil sem igual. Dessa vivência, ensina a receita de crudo de carne de sol com maxixe.

Confira o episódio na plataforma de streaming Veja +, no YouTube de Veja e na Samsung TV.

Crudo de carne de sol Onildo Rocha
Crudo de carne de sol com picles de maxixe do chef Onildo Rocha (Flavio Santana/Veja SP)

Crudo de carne de sol

Ingredientes
Picles de maxixe
5 g de semente de coentro
5 g de pimenta-do-reino em grão
1 folha de louro
150 g de vinagre de álcool
3 dentes de alho
15 g de mel
300 ml de água
2 maxixes (sem talo e espinhos que precisam ser reservados, cortados em 4 pedaços)

Gema curada
2 gemas
sal

Continua após a publicidade

Molho béarnaise
150 g de vinagre
½ cebola cortada em cubos
1 folha de louro
4 pimentas-do-reino em grão
2 gemas
150 g de manteiga sem sal derretida

Tartare
300 g de carne de sol cortada em cubos pequenos
40 g de cebola-roxa picada
Ciboulette
1 pimenta dedo-de-moça bem picadinha
5 talos de coentro picadinho
Azeite de pimenta-de-cheiro
Flor-de-sal

Modo de preparo
Picles
Aqueça os grãos em uma frigideira, coloque uma folha de louro e quando estiver bem quente acrescente o vinagre, os dentes de alho inteiros e descascados, o mel, água e deixe reduzir. Acrescente o maxixe e deixe na geladeira por 3 dias.

Gema curada
Separe as gemas da clara e, em um recipiente, faça uma “cama” de sal, coloque as gemas e cubra com o sal delicadamente para não romper. Mantenha em refrigeração por 4 dias.

Continua após a publicidade

Molho béarnaise
Em um bown de inox adicione as gemas e o vinagre, leve ao banho maria e, sempre batendo com um fuet, acrescente aos poucos a manteiga derretida até que fique um molho consistente e homogêneo.

Tartare
Corte a carne de sol em cubos pequenos, tempere com a cebola-roxa, ciboulette, pimenta dedo-de-moça, o talo de coentro, um fio de azeite e misture. Finalize com a flor-de-sal.

Montagem
Em um bowl sobre um prato com gelo, coloque o tartare, a nata fermentada (opcional), os espinhos do maxixe para enfeitar e o molho béarnaise. Corrija com sal se necessário. Por cima, rale a gema curada.

Adicionar rodapé Cozinha do Lorençato

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.: Veja SP Abril

Leia mais

Rolar para cima