6:05 PM
6 de outubro de 2025

CPI dos Pancadões: Justiça determina condução coercitiva – 01/10/2025 – Mônica Bergamo

CPI dos Pancadões: Justiça determina condução coercitiva – 01/10/2025 – Mônica Bergamo

PUBLICIDADE


A Justiça de São Paulo autorizou a condução coercitiva do MC ‘Salvador da Rima’ e do influenciador digital Giliard Vidal dos Santos, filho da advogada Deolane Bezerra, para depor como testemunhas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pancadões, da Câmara Municipal de São Paulo. Ambos não haviam se apresentado a convocações anteriores.

O juiz Luigi Monteiro Sestari atendeu ao pedido formalizado pela própria Câmara Municipal. “A presença dos representados no ato é, de fato, instrumento valioso para o esclarecimento dos fatos em investigação. O Judiciário, chamado às pressas para autorizar ou chancelar atos, não poderia retirar a independência da CPI, condição essencial ao desenvolvimento dos trabalhos”, afirma a decisão.

No caso de Fábio Salvador, ele não esteve nas audiências agendadas para 26 de junho e 7 de agosto, mesmo após o reagendamento solicitado por seu advogado. Já Giliard Vidal ignorou três convocações.

O juiz destacou que, embora as testemunhas tenham direito ao silêncio para não se autoincriminar e à assistência de advogados, não podem descumprir reiteradamente as convocações da comissão. “É inadmissível o descumprimento reiterado e injustificável das convocações. Portanto, necessária a condução coercitiva”, afirmou na decisão.

O mandado de condução coercitiva será cumprido por oficial de justiça e poderá contar com o auxílio da força policial, se necessário. Os depoimentos ocorrerão nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo, ainda sem data marcada.

A CPI pretende apurar se há falhas e omissões de fiscalização do prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante bailes funks em bairros periféricos da capital.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima