Que a creatina é o suplemento do momento todo mundo sabe. Inclusive, já desvendamos todos os estudos sobre a substância na grande reportagem Creatina: a surpreendente verdade sobre o suplemento da moda.
Mas, recentemente, um vídeo viral com mais de 3 milhões de visualizações surpreendeu a todos: um médico recomenda a adição de creatina em pó (que deveria ser tomada via oral) em um creme hidratante para a pele.
Segundo ele, a creatina puxaria água, deixando a pele mais hidratada, reluzente, com viço e menos rugas.
Mas isso é verdade mesmo?
+Leia Também: Você precisa tomar creatina? Faça o teste e descubra
Não faça creme de creatina em casa!
A resposta: você vai estar desperdiçando a creatina e o creme.
“Quando a gente coloca uma creatina em uma solução qualquer, ela pode degradar rapidamente e não ter qualquer função cosmética”, afirma a médica Flávia Brasileiro, membro do Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“Ao fazer isso, você tem uma formulação inadequada, que não tem o pH nem o veículo para que haja uma absorção correta”, completa a dermatologista.
Ela ainda chama a atenção para a falta de adequação sanitária da prática: “Fazendo isso em casa, sem esterilização, você pode gerar uma contaminação do creme e ocasionar dermatite, irritações e até infecções na pele. Não há efeito nem de um e nem do outro produto”, crava a dermatologista.
+Leia Também: Whey caseiro realmente faz efeito? Entenda viral nas redes sociais
Creatina pode ser um ativo para a pele?
O creme de creatina feito em casa claramente está cancelado, mas existe alguma relação da creatina com a pele?
“Está em estudo o potencial da creatina para aumento fotoprotetor, por gerar um aumento da produção de energia pela mitocôndria das células”, alega a médica.
“Novas pesquisas também estão mostrando uma melhora na produção de colágeno, assinalando que a creatina pode ser um ativo cosmético para formulações, mas nunca adicionado em casa”, destaca a especialista.
É esperar para ver! E lembrar que, atualmente, há comprovação de eficácia da creatina apenas para ganho de força em exercícios de alta intensidade e curta duração.
Ao saber como ela atua no corpo, você entender o porquê da indicação.

Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril