Cinco eventos de médio e grande porte estão programados para ocorrer no Centro de Eventos do Pantanal (CEP) ao longo do mês de setembro. O espaço conta com uma área multiuso de 12 mil metros quadrados, cinco auditórios com capacidade entre 200 a 1.000 lugares, nove salas e um pavilhão de 4,4 mil metros quadrados, além de lanchonete, cozinha industrial e estacionamento. O local também possui uma ampla área externa, o que o consolida como o principal centro de convenções de Mato Grosso.
De acordo com o gerente do CEP, Charles Padilha, a valorização do mercado de eventos em Cuiabá se reflete na capacidade da cidade em receber congressos de relevância nacional em diversos segmentos.
Ele destaca que este mês haverá dois eventos voltados para os avanços da medicina veterinária, além de um congresso que apresenta os resultados de estudos sobre o bioma amazônico. “É gratificante ver como estamos conseguindo ampliar o leque de eventos e temas trazidos a Cuiabá. Também estaremos celebrando os 50 anos do Sebrae Mato Grosso com a vinda da ‘Semana do Futuro’ para a nossa cidade, e que deve reunir mais de mil colaboradores de todo o Sistema Sebrae”.
Confira o calendário:
- 01 a 05 de setembro: Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (III CBBBA);
A terceira edição terá como tema a “Biodiversidade e Bionegócios na Amazônia Legal do Século XXI”, e irá acontecer em conjunto com o 1º Simpósio Internacional da Rede Bionorte (Sinbiotec), cujo o tema será “Biodiversidade & Bionegócio: desafios para inovação”. Durante os cinco dias de evento, a programação contará com workshops, vitrines tecnológicas, minicursos, atividades de integração entre docentes do PPG-Bionorte para estabelecimento de parcerias, palestras e mesas-redondas. Confira os detalhes através do link.
- 09 a 12 de setembro: Encontro Nacional da Patologia Veterinária (Enapave);
A Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV), realiza o 8º Congresso de Patologia Veterinária (CPV) e o XXII Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave). O evento também abrangerá o XVI Simpósio Brasileiro da Davis-Thompson Foundation, o VII Encontro Internacional de Saúde Animal e Prevenção (Enisap), bem como o I Simpósio de Sanidade Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT).
Os eixos temáticos envolvem: ensino em patologia veterinária, patologia de animais de pequeno porte, de grande porte e de produção, de animais exóticos e silvestres, além de métodos de diagnóstico. O conteúdo será apresentado em palestras e minicursos ministrados por profissionais de referência no segmento. Confira os detalhes através do link.
- 17 a 19 de setembro: Semana do Futuro (evento fechado);
- 23 de setembro: Coopera Mais MT;
O encontro é voltado às cooperativas que desejam se preparar para os desafios globais, ampliar a competitividade e fortalecer sua atuação no mercado. Com o apoio do Sistema da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB/MT), a programação inclui planejamento estratégico para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do setor. O objetivo é inspirar o cooperativismo de Mato Grosso com conteúdos práticos, promovendo inovação, sustentabilidade e excelência em gestão. A entrada é gratuita. Confira os detalhes através do link.
- 27 e 28 de setembro: Expo Pet.
A Expo Pet Mato Grosso nasceu com a missão de reunir apaixonados por animais de estimação em um único lugar, promovendo bem-estar animal, inovação, negócios e entretenimento. Desde a sua primeira edição, o evento se consolidou como a maior feira pet do estado, atraindo empresas do setor, ONGs, veterinários, criadores e o público em geral. A entrada é gratuita. Confira os detalhes através do link.
Segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), no primeiro semestre de 2025, o Centro de Eventos do Pantanal sediou 71 eventos de pequeno, médio e grande porte. Mais de 85 mil pessoas participaram, sendo 8,5 mil vindas de outras cidades, estados e países, o que resultou em uma movimentação econômica superior a R$ 23 milhões em Cuiabá.
Fonte Agencia Sebrae