12:17 PM
20 de janeiro de 2026

Da informalidade ao sucesso: Marmoraria Sorriso cresceu com apoio do Sebrae/MT | ASN Mato Grosso

Da informalidade ao sucesso: Marmoraria Sorriso cresceu com apoio do Sebrae/MT | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


“O empresário que quiser crescer no seu negócio precisa se aproximar do Sebrae/MT”, disse o empreendedor Wesleyn Souza, proprietário da Marmoraria Sorriso, que hoje emprega quase 20 pessoas e movimenta economia local. Segundo ele, o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) permitiu profissionalizar a estrutura da empresa e ampliar a capacidade de produção.

O empreendimento nasceu em 2016, ainda na informalidade e sem registro. Com o tempo, a demanda aumentou e as exigências dos clientes se tornaram maiores, especialmente no que diz respeito à emissão de notas fiscais. Nesse momento, o Sebrae/MT auxiliou a empresa na formalização e preparou Souza por meio de consultorias nas áreas de gestão e finanças.

Empreendedor Wesleyn Souza, proprietário da Marmoraria Sorriso (Foto: Assessoria)

De acordo com o coordenadora do Sebrae/MT em Sorriso, Aline Ferreira, a aproximação com a instituição gera resultados positivos. A Marmoraria Sorriso é apenas mais um desses caso de sucesso. “Quando os empreendedores acessam as orientações, participam das capacitações e aplicam o que aprendem, a transformação nos negócios é visível. Nosso papel é justamente de apoiar, orientar e impulsionar quem deseja crescer de forma sustentável e estruturada”, afirmou Aline.

Após quase dez anos de atividade, a Marmoraria Sorriso, agora como microempresa, deixou o aluguel e passou a atua em um espaço mais amplo, adquirido com recursos próprios. Hoje atende clientes de toda a região norte de Mato Grosso. Souza ressalta que sempre quis se tornar empresário, mesmo quando ainda trabalhava para outras pessoas.

“Desde muito pequeno sempre quis crescer. E, para crescer, muitas vezes é preciso abrir o próprio negócio. Com a ajuda de parceiros, incluindo o Sebrae/MT, tudo tem dado certo. É paciência e persistência. É preciso insistir e acreditar”, destacou o empresário.

O setor de construção civil passa por forte expansão em Mato Grosso, e em Sorriso não é diferente. Dados da Prefeitura Municipal mostram que, em 2023, foram emitidos 1.957 alvarás de construção, número que impacta diretamente o segmento de marmoraria e acabamentos.

“De três em três anos tudo muda, e o mais positivo é que continuamos a evoluir. Investimos em máquinas novas e acompanhamos o crescimento da cidade”, finalizou Souza.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima