2:30 PM
10 de fevereiro de 2026

De vitrine do PT a fortaleza do bolsonarismo: o que explica a metamorfose eleitoral do Sul?

De vitrine do PT a fortaleza do bolsonarismo: o que explica a metamorfose eleitoral do Sul?

PUBLICIDADE


Família Bolsonaro em palanque: Jair, Carlos, Flavio, Jair Renan e Michelle (que faz discurso com microfone)

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Região Sul deu uma guinada política, favorecendo o bolsonarismo

    • Author, Luiz Antônio Araujo
    • Role, De Porto Alegre para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 13 min

25 de janeiro de 2001. À frente de uma marcha de milhares de pessoas sob uma temperatura de 34ºC, o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, o prefeito Tarso Genro e outras personalidades da esquerda brasileira e mundial declaram aberto o 1º Fórum Social Mundial.

Idealizado pelo governo gaúcho, o evento pretendia oferecer um contraponto aos efeitos da globalização celebrada pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça.

“Vamos mostrar ao mundo que é possível construir uma alternativa ao neoliberalismo”, disse Lula, ovacionado pelos participantes da marcha.

26 de maio de 2019. Milhares de manifestantes reúnem-se em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, eleito no ano anterior com base em uma plataforma de direita.

“Previdência de Guedes [Paulo Guedes, então ministro da Economia]”, “Anticrime de Moro [Sergio Moro, então ministro da Justiça] e Lava Toga [referência a uma ação contra o Supremo Tribunal Federal nos moldes da operação Lava-Jato]”, diziam algumas das faixas espalhadas pela multidão.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima