
Crédito, Reprodução/Instagram
- Author, Mariana Schreiber e Mariana Alvim
- Role, Da BBC News Brasil em São Paulo
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupou na tarde desta terça-feira (09/12) a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados após o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciar que será analisado na próxima semana um processo que pode cassar o mandato de Braga.
O parlamentar do PSOL foi retirado do local à força pela Polícia Legislativa Federal e foi encaminhado para receber atendimento médico — o parlamentar reclamou de ter sido machucado no braço ao ser levado pelos agentes.
Motta anunciou que a Câmara vai analisar no dia 17 de dezembro processos contra Braga e mais dois parlamentares, Carla Zambelli (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).
A imprensa foi expulsa do plenário após Braga ocupar a cadeira do presidente, e a transmissão da TV Câmara foi cortada.
A retirada do deputado do PSOL foi registrada por parlamentares — apenas eles puderam entrar no plenário durante a ação da polícia legislativa.
Braga está respondendo a um processo interno por falta de decoro parlamentar após ter empurrado e chutado um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, em abril de 2024. Por isso, Braga pode perder seu mandato.
Zambelli e Ramagem, por sua vez, foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) — ela por violação do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ele por participação em uma trama golpista decorrente das eleições de 2022, quando Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado nas urnas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Também nesta terça, Motta anunciou a votação de um projeto que pode reduzir as penas de pessoas condenadas por atos golpistas entre 2022 e 2023, inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fonte.:BBC NEWS BRASIL


