2:59 PM
24 de outubro de 2025

Deputado José Medeiros se envolve em confusão e chama advogada de “porta de cadeia” durante CPMI do INSS

Deputado José Medeiros se envolve em confusão e chama advogada de “porta de cadeia” durante CPMI do INSS

PUBLICIDADE


A sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, realizada nesta quinta-feira (23), foi marcada por um novo bate-boca entre o deputado José Medeiros (PL-MT) e uma das defensoras presentes. A confusão teve início quando o parlamentar discutiu com a advogada Izabella Hernandez Borges, que acompanhava a médica e empresária Thaisa Hoffmann Jonasson, convocada a depor.

Durante sua fala, Medeiros insinuou que a advogada seria uma “profissional de porta de cadeia”, comentário que gerou imediata reação e interrompeu os trabalhos da comissão. “Monteiro Lobato escreveu um livro e criou um país fictício chamado ‘Banânia. E nesse país havia uns cavaleiros vermelhos Ferrari que, por mais de 18 anos, governaram e saquearam o país — o petróleo, as empresas estatais, e, por fim, até os aposentados. Mas estou falando de Banânia, não do Brasil”, declarou Medeiros, em tom irônico.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Ao tentar continuar a fala, o deputado foi interrompido pela advogada Izabella Borges, que questionou a forma como ele se dirigia à depoente.

Irritado, Medeiros reagiu de maneira agressiva. “A senhora me respeite. Não venha com esse comportamento de advogada de porta de cadeia. Estou na minha fala”, disparou o parlamentar.

A declaração gerou imediata reação dos presentes na comissão, com protestos de parlamentares e advogados que acompanhavam a sessão. O presidente da CPMI precisou intervir, pedindo que o deputado retirasse a expressão.

Medeiros, no entanto, manteve o tom provocativo: “Eu respeito os bons profissionais do Direito, mas não aceito provocação. Aqui é uma comissão séria, e não palco de teatro.”

A sessão foi brevemente suspensa e retomada após o clima se acalmar durante a Comissão Parlamentar do INSS.

O embate gerou tumulto entre os presentes, levando o presidente da CPMI a pedir calma e restabelecer a ordem. Outros parlamentares condenaram o tom adotado por Medeiros, considerado machista e desrespeitoso por parte dos integrantes da comissão.

CPMI DO INSS

A CPMI do INSS foi criada para investigar possíveis irregularidades e fraudes no sistema previdenciário. Thaisa Hoffmann Jonasson foi convocada para esclarecer informações relacionadas à atuação de empresas suspeitas de intermediar benefícios de forma ilegal.

Izabella Borges, que acompanhava a depoente, é advogada com atuação na área previdenciária e defende outros investigados em processos semelhantes.

Após o episódio, aliados de Medeiros minimizaram a confusão, alegando que o parlamentar reagiu a uma suposta provocação da advogada. Já integrantes da oposição consideraram o comportamento incompatível com o decoro parlamentar e devem avaliar a apresentação de uma representação no Conselho de Ética.

Até o momento, nem o deputado José Medeiros nem Izabella Borges se pronunciaram oficialmente sobre o epísódio.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima