O 2º Desafio Açucarado, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) nessa terça-feira (4/11), promete ser uma experiência gastronômica inesquecível. Além de valorizar as habilidades e a criatividade dos confeiteiros locais e oferecer capacitações técnicas e de gestão voltados aos pequenos negócios do segmento, o evento destaca o crescimento e a força econômica do setor da confeitaria em Mato Grosso.
Um levantamento feito pelo Sebrae Mato Grosso, com base em informações da Receita Federal, mostra que o número de pequenos negócios no segmento da panificação, biscoitos e confeitaria vem crescendo na última década. O aumento no último ano foi de 13,6% no número de empresas ativas, com uma média anual de 410 novos empreendimentos nesse mercado.
Quanto ao porte dessas empresas, 99,55% são pequenos negócios, e apenas 19 estão enquadrados como médias ou grandes no estado. Os microempreendimentos individuais (MEI) lideram esse segmento da alimentação, com 3.329 negócios ativos, seguidos pelas microempresas, que somam 746 negócios.
A gerente da Regional Sudeste do Sebrae/MT, Érika dos Santos Silva, explica que o objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável. “O Desafio Açucarado é sobre fortalecer redes de apoio e de negócios, impulsionar a economia local e abrir caminho para que mais mulheres liderem e prosperem”, destaca.
Confeitaria em Mato Grosso
Segundo dados da Receita Federal compilados pelo Sebrae/MT, Cuiabá concentra a maior fatia do mercado de panificação, biscoitos e confeitaria, reunindo 37,4% dos empreendimentos do estado. Rondonópolis aparece em segundo lugar, com 13,2% dos negócios, sendo o município do interior com o maior número de atividades econômicas voltadas para esse segmento. Em seguida vem Sinop, com 8,4% e Tangará da Serra, que detém 7,1% das empresas.
A confeiteira Daniela Carvalho é conhecida como uma profissional de “mão cheia”. Ela vem construindo uma história de sucesso e inovação no município de Primavera do Leste, com a produção de bolos sem lactose, glúten e farinha. Daniela participou da 1ª edição do Desafio Açucarado e afirma que a experiência foi transformadora. “Foi nesse evento que virei a chave, que entendi o valor dos meus produtos. O Desafio Açucarado despertou o meu lado empreendedor. Foi, de fato, desafiador e gratificante participar de uma ação tão rica em networking”, declara.
2º Desafio Açucarado
O evento reúne o potencial e a criatividade da confeitaria mato-grossense. Um verdadeiro festival de sabores será oferecido ao público, com doces criativos e novidades que prometem encantar os olhos e conquistar paladares. Já os confeiteiros participantes poderão impulsionar seus negócios, ganhando visibilidade e acesso a técnicas e conhecimentos capazes de revolucionar sua forma de empreender.
A programação incluiu aulas-shows ao vivo, palestras, exposição de novidades em alimentos e bebidas e uma competição divertida entre os confeiteiros inscritos. O Desafio Açucarado será realizado no dia 4 de novembro, entre às 9h e às 20h, no Espaço Tulipas Castelo, em Rondonópolis.
Fonte  Agencia Sebrae 
				

								
								
								
								
								
								