12:49 AM
21 de setembro de 2025

Desempenho de games com IA: o que você precisa saber

Desempenho de games com IA: o que você precisa saber

PUBLICIDADE


Não há como negar que a influência da inteligência artificial (IA) em nossas vidas está cada vez mais presente. E, no mundo dos games, a situação não é diferente: de acordo com um levantamento realizado pelo Google Cloud em 2025, a IA já é uma ferramenta destaque na rotina de 90% dos desenvolvedores de jogos, o que mostra que essa tecnologia veio para ficar e estará ainda mais presente nesse campo a partir dos próximos anos.

Nesse contexto, tendo em vista esse crescimento, urge a necessidade de compreender os impactos dessa tecnologia para o desempenho dos jogos. E, para contribuir com essa reflexão, devemos analisar como esses agentes são inseridos no desenvolvimento de games e quais são suas vantagens na prática.

IA na criação dos games

ia-games-desenvolvimento.jpg

Primeiramente, vamos entender como a IA aparece no processo de desenvolvimento dos jogos. O uso dessa tecnologia vai muito além de uma partida moderna, ela é utilizada principalmente para a criação de cenários e animações mais realistas, aprimoramento de gráficos em tempo real e desenvolvimento de personagens cada vez mais humanos. Ou seja, sua presença se dá desde a interface do jogo até na otimização de performance, influenciando diretamente na experiência do gamer.

Tendo em vista esse cenário, o uso da inteligência artificial para o desenvolvimento de games pode trazer alguns impactos aos usuários, e é imprescindível ter conhecimento sobre esses efeitos e como eles se estabelecerão a longo prazo.

Imersão na partida e desafios

ia-games-realidade-virtual.jpg

A inteligência artificial tem sido uma grande aliada na criação de experiências cada vez mais imersivas nos jogos. Com personagens que aprendem de forma mais natural, mundos que se transformam e narrativas que fogem do roteiro, a IA proporciona uma sensação de realidade ampliada. Essa evolução faz com que cada partida seja única, aproximando o universo virtual da complexidade do mundo real e aumentando o nível de envolvimento emocional do jogador com a partida.

Entretanto, mesmo com a IA trazendo essa imersão dentro dos jogos, ela também carrega consigo alguns desafios. De acordo com uma análise promovida pelo portal PC Gamer, jogos desenvolvidos com inteligência artificial necessitam de pelo menos 1GB de memória adicional para se manter funcionando adequadamente.

Diante disso, para aqueles que valorizam uma experiência imersiva em uma gameplay, fica evidente a necessidade de um investimento adicional em um módulo de memória RAM mais eficiente, como por exemplo o ADATA XPG Lancer RAM RGB DDR5-8000, componente moderno e compatível com máquinas avançadas e que auxilia na hora de rodar jogos que sigam essa tendência.

Em suma, a IA se mostrou uma força transformadora no universo dos games, transformando a experiência de usuários ao redor do mundo, mas também traz consigo a necessidade de obter um setup que acompanhe essas mudanças. Portanto, vale compreender esse cenário em evolução e acompanhar as tendências que surgem com esse novo mundo que vem se criando diante de nossos olhos. É vasto todo potencial que a inteligência artificial tem a oferecer, o que mostra que o futuro dos games será cada vez mais promissor e igualmente desafiador.



Fonte.: TecMundo

Leia mais

Rolar para cima