8:23 PM
29 de outubro de 2025

Destino turístico do Pantanal mato-grossense será destaque durante a Visit Brazil Gallery, em Nova York | ASN Mato Grosso

Destino turístico do Pantanal mato-grossense será destaque durante a Visit Brazil Gallery, em Nova York | ASN Mato Grosso

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O turismo na região pantaneira será divulgado ao mercado internacional de negócios, durante a ‘Visit Brazil Gallery’ (Galeria Visite o Brasil), em Nova York, nos Estados Unidos. A exposição ocorre entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, e é realizada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os Sebrae’s de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, além do Governo do Estado de Mato Grosso e empresários da região.

Nesta edição, o tema será “Bioma Pantanal- Tempo e Águas”, em que o Pantanal será apresentado como um dos principais destinos de ecoturismo e safári no mundo, além de ilustrar por meio de exposição fotográfica, a biodiversidade local, com imagens de períodos em que a maior planície alagada do mundo está cheia ou seca.

O Pantanal ocupa cerca de 138.183 km² do território brasileiro, sendo 35% em Mato Grosso e 65% em Mato Grosso do Sul. Sua biodiversidade única e paisagens marcantes são atrativos para o mercado americano, especialmente para turismo de natureza, safári fotográfico e uma rica cultura regional. A rota turística oferece experiências imersivas e sensoriais, desde a perspectivas da sustentabilidade, passando pela arte, moda, cultura e a gastronomia.

O Sebrae Mato Grosso, ao longo da última década, realiza um trabalho de impulsionamento do turismo pantaneiro, com a criação e formatação de produtos turísticos que valorizam a rica cultura pantaneira, como o Museu Viola de Cocho, o Rancho São Jorge e o Quilombo Mata-Cavalo, por meio do projeto Pró-Pantanal.

A instituição também tem contribuído para desenvolver as estratégias de comercialização e ampliação do alcance deste destino com as rodadas de negócios, famtours e press trips, tanto em âmbito nacional quanto internacional, projetando o Pantanal como referência de turismo sustentável e de identidade cultural brasileira.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca o plano estratégico de desenvolvimento turístico de um dos principais biomas brasileiros, com o objetivo de alcançar os mercados internacionais, principalmente dos Estados Unidos.

“A internacionalização do destino está alicerçada no turismo de observação de vida selvagem, um segmento em plena expansão e que desperta grande interesse de viajantes que buscam experiências autênticas e em harmonia com a natureza. A Visit Brasil Gallery é, portanto, uma oportunidade de apresentar essa abundância ao mundo e captar turistas que desejam conhecer a vida selvagem, os biomas e a cultura pantaneira, que é um patrimônio natural e humano singular do Brasil”, pontua.

Visit Brazil Gallery apresenta o potencial do turismo no Pantanal

Durante os dias de evento, jornalistas, autoridades, influenciadores, empresários e operadores do turismo poderão acompanhar uma exposição fotográfica e de artesanato, mostras audiovisuais, encontros de negócios, apresentações gastronômicas e atrações culturais relacionados ao Pantanal.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a biodiversidade brasileira estará em destaque neste ano, devido a chegada da COP-30 no Brasil, e a exposição é mais uma oportunidade de posicionar o país em importantes eventos ao redor do mundo. “O Pantanal é retrato da alma do Brasil. Diverso, acolhedor e com uma mensagem muito importante de preservação da natureza. Cada imagem, sabor e som apresentados na Galeria traduzem o que temos de mais precioso: a capacidade de emocionar, inspirar e transformar por meio da nossa autenticidade”, afirma.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, a’ Visit Brazil Gallery’ é um passo importante para consolidar Mato Grosso como destino internacional: “O Pantanal é um símbolo da nossa biodiversidade e da nossa identidade, e levá-lo para o coração de Nova York é mostrar ao mundo que o turismo mato-grossense está preparado para competir entre os grandes e se apresentar como destino de safári, com condições de competir com outros mercados, como o africano que tem o mesmo mote”, ressalta.

De acordo com dados da Sedec-MT, o número de turistas em Mato Grosso cresceu 19% em 2024, sendo os Estados Unidos um dos principais países de origem dos visitantes. Em média, os visitantes estrangeiros permanecem oito dias explorando os destinos turísticos do estado.



Fonte Agencia Sebrae

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