O Dia da Cachaça é comemorado neste sábado (13), como forma de celebrar uma das bebidas mais tradicionais da cultura brasileira.
Para não passar em branco, Alfredo Martins, um dos fundadores e bartender do Totò Bar & Ristorante, compartilha uma de suas versões da caipirinha, feita com o destilado. O drinque une limão-siciliano, uva niágara e mirtilo.
CAPIRINHA DE UVA E LIMÃO-SICILIANO
Ingredientes
-
20 uvas niágaras
-
1 limão-siciliano
-
Manjericão
-
2 colheres (chá) de mirtilo
-
2 colheres (chá) de açúcar
-
100 ml da cachaça que preferir
Preparo
-
O primeiro passo é amassar bem as uvas, com força. É importante macerar bem, pois a casca das uvas garantem sabor.
-
Depois disso, corte o limão ao meio e retiro o miolo (linha branca central). Acrescente a primeira metade do limão cortada em cubos e volte a macerar, com delicadeza para que o amargor da casca não solte. Acrescente o açúcar.
-
Esprema a outra metade do limão para completar o suco. Adicione gelo. Por cima, acrescente a cachaça e misture para homogeneizar a bebida. Se desejar a versão de mocktail, substitua a cachaça por água com gás e adoce com mel.
-
Finalize com duas colheres (chá) de mirtilo e coroe com uma folha de manjericão para decorar.
Dica: O açúcar pode ser dosado de acordo com o paladar ou mesmo ser retirado do preparo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de São Paulo