4:37 PM
29 de novembro de 2025

Dia de Ação de Graças: conheça a origem do Thanksgiving nos EUA

Dia de Ação de Graças: conheça a origem do Thanksgiving nos EUA

PUBLICIDADE


O final de novembro se aproxima e, com ele, um dos maiores feriados nacionais dos Estados Unidos: é o Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, que ocorre todos os anos na quarta quinta-feira do mês – uma data que pode cair entre os dias 22 e 28 de novembro, a depender do ano.

Uma tradição levada para a América do Norte pelos primeiros imigrantes, essa data é um momento para reunir a família, comer pratos que só costumam aparecer nessa época do ano e curtir uns dias de descanso cerca de um mês antes do Natal. O feriadão também já serve de emenda para as próprias compras natalinas, já que a Ação de Graças é seguida pela Black Friday, a sexta-feira que vem imediatamente na sequência e se tornou uma data tradicional para o comércio vender produtos com grandes descontos.

Mas você sabe de onde vem o Thanksgiving? Se já ouviu falar das origens dessa celebração, talvez tenha se deparado com uma versão famosa – e factualmente incorreta! – que se popularizou ao longo dos tempos. Conheça melhor as raízes do Dia de Ação de Graças.

A lenda e a história do Dia de Ação de Graças

No Brasil, muita gente sequer tem ideia como exatamente o Thanksgiving começou. Mas quem vê muitas séries e filmes norte-americanos talvez já tenha se deparado com a seguinte explicação: em 1621, um grupo de peregrinos vindos da Inglaterra estabeleceram uma aliança com indígenas do povo Wampanoag, no que hoje é o estado de Massachusetts. Ali, eles firmaram a paz e ao longo de três dias realizaram um festival da colheita que acabou se consagrando como o “primeiro” Dia de Ação de Graças, iniciando a tradição que segue até hoje.

A celebração seria particularmente simbólica de uma primeira tentativa de união entre os povos nativos e colonos europeus na América do Norte, após um período inicial em que as populações originárias vinham sendo dizimadas diretamente pelos invasores europeus ou pelas doenças trazidas por eles. Só que essa história toda é um mito. Atualmente, ela inclusive é criticada pelos descendentes dos Wampanoag, por romantizar relações que foram quase sempre conflituosas e terminaram mal para os indígenas, mas por muito tempo foram vendidas como uma história edificante – para os brancos.

Continua após a publicidade

primeiro-thanksgiving
A pintura “The First Thanksgiving, 1621”, pintada em 1899 por Jean Leon Gerome Ferris, reproduz versão mitológica sobre o primeiro Dia de Ação de Graças (./Reprodução)

De fato, não há registros de 1621 destacando a suposta celebração pioneira. A história só ganharia fama mais de um século depois, na década de 1760, quando se tentou vender os primeiros peregrinos como “pais” do que viriam a ser os Estados Unidos modernos. Isso incluía inventar uma narrativa da criação do Thanksgiving à moda americana.

Segundo historiadores, a história real da Ação de Graças nos EUA é bem mais difusa: colonos espanhóis e franceses, ainda no século 16 (cerca de 50 a 60 anos antes do que teria ocorrido em Massachusetts) começaram a realizar serviços religiosos e refeições em agradecimento pelas graças alcançadas. Essas festas já aconteciam em lugares que não começaram com colonização britânica, mas depois seriam incorporados aos Estados Unidos, como a Flórida.

Continua após a publicidade

Em partes do país que pertenciam às 13 colônias britânicas originais, o registro mais antigo conhecido de um ofício de Thanksgiving é de 1607, na Virgínia – ou seja, 14 anos antes do “primeiro” Dia de Ação de Graças lendário.

A tradição de um dia para agradecer aos céus já existia na Europa havia séculos e foi sendo trazida para a América do Norte de diferentes maneiras pelos primeiros imigrantes. Nos Estados Unidos, uma data nacional para comemorar o Thanksgiving só seria oficializada em 1863; no Canadá, onde um Dia de Ação de Graças também é celebrado (mas na segunda segunda-feira de outubro), o feriado foi formalizado apenas em 1879.

Data também existe no Brasil

Um Dia Nacional de Ação de Graças também existe no Brasil, embora seja ignorado pela grande maioria da população. A data foi instituída pela lei 781, de 17 de agosto de 1949, no governo de Eurico Gaspar Dutra. Em tese, nossa celebração esquecida deveria seguir exatamente a lógica observada nos Estados Unidos: a quarta quinta-feira do mês de novembro, todos os anos.

Continua após a publicidade

Sem relação com a nossa cultura, porém, a efeméride nunca virou feriado e caiu no ostracismo. Hoje, a data praticamente só é celebrada em escolas e instituições vinculadas aos Estados Unidos – e mais em função da festa que ocorre no próprio país do que pela legislação brasileira.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima