10:26 AM
14 de outubro de 2025

Dia do Professor: como um professor de escola pública e uma parlamentar negra criaram a data há quase 80 anos

Dia do Professor: como um professor de escola pública e uma parlamentar negra criaram a data há quase 80 anos

PUBLICIDADE


Antonieta de Barros, em foto sem identificação

Crédito, Acervo do Museu da Escola Catarinense (Mesc/Udesc)

Legenda da foto, Antonieta de Barros foi uma das figuras centrais na criação do Dia do Professor

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Na sala dos professores do Ginásio Caetano de Campos, conhecido como Caetaninho, uma escola pública que funcionava na Rua Augusta, uma questão angustiava: era preciso buscar uma solução para aliviar o calendário letivo no segundo semestre, então carente de pausas para o descanso.

Foi quando o piracicabano Salomão Becker (1922-2006) teve uma ideia. Ele se lembrou que em sua cidade-natal havia a tradição de um dia em que os alunos levavam doces e salgadinhos para se confraternizar com os professores. Juntou alhos com bugalhos e propôs uma pausa nas atividades escolares para que fosse celebrado o Dia do Professor.

A escolha da data não poderia ser mais conveniente: mais ou menos no meio do segundo semestre escolar, coincidindo com o dia da primeira legislação brasileira a instituir oficialmente a educação pública primária em todo o território nacional, a Lei Imperial de 15 de outubro de 1827, sancionada pelo imperador d. Pedro 1º (1798-1834).

Em 1947, portanto, o Caetaninho passou a ter o Dia dos Professores. E a ideia logo foi se espalhando por outros colégios. Tanto que, no ano seguinte, se tornou lei paulista.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima