2:04 PM
31 de agosto de 2025

Distrito mineiro de Ravena recebe tradicional festival da banana

Distrito mineiro de Ravena recebe tradicional festival da banana

PUBLICIDADE



Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a pequena Ravena é um distrito do município de Sabará, destino interessante para explorar trilhas e caminhos selvagens do interior de Minas Gerais.

A localidade faz parte do Caminho do Sabarabuçu, uma das rotas da Estrada Real. No mês de setembro, em data ainda por definir, seus agricultores celebram a safra com o Festival da Banana, que reúne diversas atrações por lá. Saiba mais sobre Ravena a seguir.

Um pedacinho de história em Ravena

Não se sabe ao certo o ano de fundação de Ravena, que hoje abriga menos de 6 mil habitantes. O que se sabe é que ele já era habitado no século 18, com o nome de Arraial de Nossa Senhora da Lapa. O lugar eventualmente foi chamado de Ravena para homenagear o Frei Luiz de Ravena.

Foi só por volta dos anos 1950 que o arraial se tornou um dos quatro distritos de Sabará, uma das cidades mais antigas de Minas Gerais. Por isso, o lugarejo conserva um pouco das heranças de tudo que já aconteceu por ali.

Uma dessas heranças é a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, datada do século 18. Em 2010, a estrutura passou por um processo de recuperação pelo IEPHA, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

Continua após a publicidade

Outra construção que chama a atenção é a Capela de Nossa Senhora do Rosário, possivelmente erguida no início do século 19, segundo uma placa que acompanha o edifício, embora não haja registros exatos. A estrutura é simples e curiosamente similar à da igreja de Nossa Senhora do Ó, na área urbana de Sabará, embora o interior não se equipare.

Ravena: Festival da Banana e ecoturismo

Além dessas heranças históricas, Ravena é muito conhecida na região pela produção de bananas e o artesanato feito com a palha da bananeira. A isso se soma a fama do seu Festival da Banana, que geralmente ocorre em setembro, embora ainda não tenha sido anunciado em 2025. O festival recebe diversas atrações musicais e gastronômicas que movimentam esse vilarejo tranquilo.

Outro motivo que leva visitantes a Ravena são as rotas tradicionais de ecoturismo mineiro. Além do Caminho do Sabarabuçu, a Travessia da Serra da Piedade faz o caminho entre a cidade de Sabará e a Serra da Piedade, a 1.746 metros de altura na pequena Caeté. No trajeto, uma parada obrigatória é na Pedra Rachada, uma formação rochosa com uma enorme fissura. Ao todo, são 18 km de caminhada em dificuldade moderada, acompanhada pela belíssima vista das montanhas mineiras.

Continua após a publicidade

Quem quiser, também pode fazer uma variação do Circuito Turístico Rota do Ferro iniciando o trajeto em Ravena. A rota tem cerca de 80 km e percorre toda a extensão do antigo ramal da Estrada de Ferro, de Sabará até Santa Bárbara.

O caminho entre o distrito de Ravena e Itambé do Mato Dentro também leva a várias cachoeiras belíssimas, como a do Lúcio e a Boa Vista. Durante o Festival da Banana, o evento costuma promover trajetos alternativos de bicicleta e trekking. Saiba mais sobre o turismo em Sabará.

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:





Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima