Documentário BBC | 8 de Janeiro: o dia que abalou o Brasil
Inconformados com a derrota nas urnas e guiados por notícias falsas e teorias da conspiração, muitos dos invasores bolsonaristas acreditavam que as Forças Armadas derrubariam o governo recém-empossado.
O dia 8 de janeiro de 2023 marcou a história recente do Brasil, gerando reações de políticos e da Justiça.
A resposta das instituições foi imediata. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou prisões em flagrante e autorizou a abertura de uma série de inquéritos para apurar responsabilidades.
Centenas de réus foram condenados por crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e associação criminosa.
As investigações também alcançaram figuras políticas e militares de alta patente.
Eles faziam parte do núcleo 1 ou “núcleo crucial” da trama, identificados como articuladores e decisores da tentativa de golpe de Estado. Em novembro, eles passaram a cumprir suas respectivas penas.
Desde então, propostas de anistia aos condenados foram apresentadas por parlamentares aliados de Bolsonaro, mas enfrentaram resistência.
Nesta quinta-feira (8/1), quando se completam três anos dos atos em Brasília, Lula vetou a proposta. O veto foi assinado em uma cerimônia no Planalto do Planalto.
Em julho de 2025, a BBC News Brasil lançou o documentário 8 de Janeiro: o dia que abalou o Brasil.
A repórter Camilla Veras Mota e o videojornalista Giovanni Bello foram a Brasília para conversar com testemunhas do que aconteceu naquele dia e, com a ajuda de especialistas, reuniram as peças que tornaram os ataques possíveis.
Fonte.:BBC NEWS BRASIL


