Após ser rebaixado dentro da estrutura da Alpine no início da temporada 2025 da Fórmula 1, o australiano Jack Doohan considera se desligar da marca francesa para assumir o posto de piloto reserva da Haas em 2026.
Doohan, que entrou na Alpine em 2022 como parte da Academia, assumiu a vaga de titular na última corrida de 2024 após a rescisão do contrato de Esteban Ocon, mantendo a posição para 2025. Mas a ameaça crescente de Franco Colapinto, combinado com sua performance fraca, fizeram com que ele fosse rebaixado novamente para a posição de piloto reserva após seis GPs.
Apesar de a Alpine ainda não ter definido oficialmente a identidade do companheiro de Pierre Gasly em 2026, com Colapinto na berlinda e Doohan sendo oficialmente considerado, segundo Flavio Briatore, o australiano pode estar buscando novos ares.
Segundo o jornalista Chris Medland, Jack e seu pai, a lenda da MotoGP Mick Doohan, foram vistos no paddock de Singapura conversando com o chefe da Haas, Ayao Komatsu.

Jack Doohan, Alpine
Foto: Simon Galloway / LAT Images via Getty Images
Falando ao podcast Pit Pass F1, Medland falou sobre a possível troca de Doohan pela Haas: “Para um piloto que chegou à F1 neste ano e já não está mais correndo, Jack Doohan está ligado a uma potencial mudança para a Haas”.
“Agora, a conversa no paddock que eu ouvi hoje é uma possível ligação com a Toyota, então talvez uma ida para a Super Fórmula, talvez uma sessão no Japão, para tê-lo correndo. Ele quer estar correndo, ele não entra em um carro desde Miami, e quer estar na pista novamente”.
“Esse acordo levaria ele também a uma vaga de reserva na Haas e alguns testes TPC [com carros de pelo menos dois anos], que o manteriam em dia caso fosse necessário contar com algum reserva, fortalecendo a lista de pilotos disponíveis. Mick Doohan estava falando com Ayao Komatsu foi um bom tempo nesta tarde. Eu vi uma delas, ele esteve ali várias vezes ao longo do fim de semana”.
A equipe americana está supostamente considerando opções para um piloto substituto devido à incerteza sobre o status do atual piloto titular Ollie Bearman (o britânico atualmente tem 10 dos 12 pontos de penalidade que levariam a uma suspensão de uma corrida).
Além disso, o atual terceiro piloto da Haas, Ryo Hirakawa, está fortemente comprometido com o programa da Toyota no WEC, o que poderia deixar a equipe descoberta para 2026.
PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
Fonte. Motorsport – UOL