10:24 PM
5 de novembro de 2025

Dores nas costas: quando o sintoma indica algo mais sério?

Dores nas costas: quando o sintoma indica algo mais sério?

PUBLICIDADE



A espondilite anquilosante é o tema do novo episódio do podcast Olhar da Saúde. Trata-se de uma doença inflamatória sistêmica não muito comum, mas que tem como principal sintoma uma queixa muito frequente: a dor nas costas.

Mais recentemente, ela tem sido chamada espondiloartrite graças aos avanços no diagnóstico. “Antes, se descobria quando a coluna já estava anquilosada, isto é, com alguns ossos fundidos”, aponta o reumatologista Fabio Jennings, convidado do podcast.

Ele explica que a condição não acomete apenas as articulações da coluna, mas o corpo todo, exigindo atenção constante e acompanhamento médico. Entre suas principais vítimas, estão os homens abaixo dos 45 anos.

“É uma doença de indivíduos jovens, que estão em sua fase produtiva, e muitas vezes ela é confundida com uma dor nas costas de origem mecânica, que de fato é mais comum”, comenta o médico, que é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador da Comissão de Reabilitação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

+Leia também: O que é espondilite anquilosante: diagnóstico, sintomas e tratamento

No programa, ele destaca os sinais de alerta para diferenciar as dores nas costas comuns das que podem significar a espondiloartrite. E também discute avanços no diagnóstico e no tratamento da condição.

Continua após a publicidade

Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute no Spotify:

O programa é apresentado pelo endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, fundador do portal Olhar da Saúde, e por Diogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE.

Continua após a publicidade

Gostou do conteúdo? Navegue pelos outros episódios do podcast clicando aqui. 

Acesse as notícias através de nosso app

Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima