
Ler Resumo
Introdução
A OpenAI lança o ChatGPT Health, uma plataforma focada em privacidade para questões de saúde. Ela oferece criptografia, isolamento de dados (não usados para treino) e integração com apps de bem-estar. Desenvolvida com médicos, a ferramenta visa apoiar o usuário, mas a empresa reforça: ela não substitui a consulta a um profissional de saúde.
- OpenAI lança ChatGPT Health, plataforma exclusiva para perguntas sobre saúde.
- Foco em privacidade e segurança: conversas são criptografadas e dados não são usados para treinar o IA.
- Permite upload de registros médicos e conexão com aplicativos de saúde (inicialmente para iOS).
- Desenvolvida em colaboração com mais de 260 médicos para comunicação clara e responsável.
- Alerta crucial: A ferramenta apoia a compreensão da saúde, mas não substitui o diagnóstico ou conselho de um médico.
Este resumo foi útil?
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação da Editora Abril.
A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, anunciou na quarta-feira (7) uma nova plataforma dedicada a responder questões relacionadas à saúde. Chamado de ChatGPT Health, o sistema promete oferecer proteção à privacidade dos usuários e conectividade com outros aplicativos e dispositivos de saúde e bem-estar.
Segundo a OpenAI, a decisão de criar uma plataforma específica para o tema veio diante do grande volume de perguntas sobre o assunto, com 230 milhões de usuários semanais questionando o “chat” a respeito do tema.
+Leia também: Inteligência artificial na saúde: ganhos ou perdas?
Como vai funcionar
Quando um usuário do ChatGPT fizer perguntas sobre saúde, a plataforma vai automaticamente sugerir que a conversa siga no ChatGPT Health, que promete ter mais privacidade e segurança. A ideia é que a pessoa seja capaz, inclusive, de compartilhar laudos e registros de saúde individualizados.
A OpenAI garante que as conversas sobre saúde serão privadas e separadas do ambiente geral da plataforma, com criptografia e isolamento próprios. Entre outras coisas, isso significa que os dados ali compartilhados não serão usados para treinar o ChatGPT, diferentemente do que acontece com as conversas comuns.
Usuários poderão fazer upload de registros médicos e conectar aplicativos que usam para monitorar a saúde, como o Apple Health. Aliás, em um primeiro momento, a ferramenta só estará disponível para o iOS, sistema operacional dos dispositivos da Apple.
A OpenAI diz que desenvolveu o novo recurso com mais de 260 médicos com atuação em mais de 60 países, buscando tornar a comunicação mais clara (mas sem simplificar demais) e transmitir a devida urgência, quando necessário, para buscar um profissional no mundo real.
+Leia também: 7 razões pelas quais a IA não substituirá os médicos (mas melhorará a medicina)
Cuidados
O ChatGPT não substitui um médico de verdade, nem promete fazer isso. No comunicado de lançamento, a OpenAI enfatiza que o novo sistema “ajuda as pessoas a terem um papel mais ativo na compreensão e no cuidado da própria saúde e bem-estar – apoiando, e não substituindo, o acompanhamento de profissionais de saúde”.
Nunca adote um conselho de saúde da IA ou de qualquer outro ambiente virtual, como vídeos do TikTok ou postagens do Instagram, como verdade absoluta sobre o assunto. Diante de qualquer dúvida, procure sempre um médico.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril


