Duas empreendedoras, apoiadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), foram premiadas no Mundial do Queijo, realizado em Tours, na França, entre os dias 12 e 14 de setembro. Evanildes Balbino, da Queijaria da Nildes, do município de Paranatinga (MT), recebeu a medalha de prata na categoria Nozinho Temperado. Já Larissa Berté, da Queijaria Quinta da Cartucheira, de Nossa Senhora do Livramento (MT), foi premiada com a medalha de bronze na categoria Rubi da Cartucheira.
De acordo com a gestora estadual do Agro do Sebrae/MT, Valéria Pires, o apoio aos pequenos negócios do agronegócio foi fundamental para alcançar este reconhecimento. Ela ressaltou que este resultado fortalece a base produtiva e contribui para que as empreendedoras rurais tenham mais visibilidade no mercado.
“Estamos vivendo um momento histórico para Mato Grosso, pois começamos a colher os frutos de anos de trabalho em prol dos pequenos negócios e da cadeia de valor dos produtos lácteos. A realização de concurso em nosso estado foi um divisor de águas para o avanço dos queijos artesanais, que têm ganhado cada vez mais qualidade, sabor e reconhecimento nacional e internacional”, afirmou Valéria.
Homenagem e emoção
Evanildes Balbino apresentou o queijo Nozinho Temperado, a mesma receita inscrita por Raquel Cattani (in memorian), que conquistou a primeira Medalha Super Ouro de Mato Grosso em um concurso internacional – o Concurso Mundial do Queijo Brasil, realizado em abril de 2024. Segundo ela, o prêmio também foi uma forma de manter viva a história de Raquel.

“Raquel deixou sua história marcada no nosso estado e sempre lembraremos de seu legado. Esse queijo eu dedico a ela. Estou muito emocionada, é um sonho que eu não imaginava viver”, comentou Evanildes.
No total, 10 produtores da cadeia leiteira do Estado de Mato Grosso integraram a missão técnica na França, que incluiu visitas a propriedades especializadas em queijos. A ação foi realizada em parceria com a Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), coordenada pelo deputado Gilberto Cattani, pai de Raquel.
“A Assembleia Legislativa agradece ao Sebrae/MT por esta iniciativa. É um momento ímpar na história do queijo artesanal e da pequena produção do nosso estado”, destacou o parlamentar.
Concurso Estadual do Queijo
Para incentivar ainda mais o setor leiteiro, o Sebrae Mato Grosso já abriu as inscrições para a 2ª edição do Concurso Estadual do Queijo, que vai acontecer nos dias 24 e 25 de outubro, em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. Os produtores interessados em se inscrever tem até 5 de outubro e podem fazer clicando AQUI.
Fonte Agencia Sebrae