A partir deste mês, Itaú Cultural recebe a Ocupação Palavra Cantada, exposição que homenageia os 30 anos de carreira da dupla Sandra Peres e Paulo Tatit. A mostra segue até 3 de agosto, com entrada gratuita.
Inspirado na casa onde a dupla mantém estúdio e arquivo pessoal, o espaço foi transformado em uma residência com quintal, cozinha, sala, quarto, banheiro e até garagem.
Todos os ambientes foram montados com objetos acessíveis para crianças, posicionados em uma altura mais baixa.
Ao longo do percurso, estão distribuídas músicas, vídeos, croquis, capas de álbuns e registros dos bastidores da produção musical da dupla.
Na fachada, o destaque é a “toca do Rato”, referência à música lançada em 1998, na qual o personagem se apaixona por diferentes elementos até encontrar sua parceira. Na sala, o visitante encontra o ponto de partida da parceria de Sandra e Paulo, o álbum Canções de Ninar, de 1994.
Para Curtir SP
Receba no seu email um guia com a programação cultural da capital paulista
Já a cozinha é organizada como se fosse um laboratório musical: estantes, fogão, panelas e geladeira compõem uma ambientação simbólica sobre os ingredientes criativos da dupla. Na varanda, estão figurinos usados em shows, como o Brincadeiras musicais, de 2011.
No banheiro, há um karaokê com quatro músicas: Fome Come (1998), Coloridos (2016), Tartaruga e o Lobo (2017) e Criança Não Trabalha (1998). No quarto, o foco está no processo de composição, com destaque para parcerias com letristas e a construção das melodias.
A garagem traz um recorte das manifestações populares brasileiras que influenciam o repertório da dupla, como o maracatu. Para fechar, no sótão, os visitantes descobrem a origem do nome Palavra Cantada.
Fonte.:Folha de S.Paulo