Educadores enalteceram a abordagem da “2ª edição da Expo Estudantil”, que trouxe reflexões sobre a construção do futuro. O evento, realizado em Cuiabá nos dias 26 e 27 de agosto, reuniu cerca de 20 mil alunos da rede pública estadual, do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.
A programação, sediada na Arena Pantanal, foi promovida pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
“Nosso foco principal é fazer com que esses jovens, desde cedo, assumam compromisso e responsabilidade com o futuro deles. Então, nada melhor do que essa troca, que abre horizontes para os adolescentes e jovens. Tenho a expectativa de que os participantes deste encontro irão motivar outros colegas que não puderam vir”, enfatizou a professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Ênio Pepino, de Sinop, Patrícia Sanches, que acompanhou 160 estudantes da instituição.

Ao contrário da professora de Sinop, que precisou viajar pouco mais de 500 km para participar da Expo Estudantil, a educadora Lúcia Maria Marcoski leciona História na Escola Estadual Governador José Fragelli, localizada dentro da Arena Pantanal. Para ela, os temas abordados foram importantes por tratarem de uma característica marcante entre adolescentes e jovens, que é o imediatismo.
“Eu achei interessante a palestra que falou sobre projeto de vida, acreditar no potencial e se permitir sonhar e buscar o futuro que almeja. A construção dos sonhos começa hoje, com escolhas e decisões. Mas, ao contrário do que deseja o jovem, a realização não vem de forma rápida e imediata. É preciso controlar a aceleração do processo”, avaliou a professora Lúcia.
A Expo Estudantil contou com ampla programação, incluindo estandes interativos, dinâmicas com distribuição de prêmios e palestras. Entre os convidados estavam Bia Martins, empreendedora social que integra a lista Forbes Under 30, e Douglas Viegas, atleta que já jogou basquetebol no Brasil e nos Estados Unidos.
“A construção deste evento foi desafiadora, mas acreditamos no bom resultado alcançado. Foram mais de 600 escolas contempladas de vários municípios do Estado e milhares de alunos. Um esforço que valeu a pena e que teve o objetivo de orientar e ajudar os estudantes nesta fase de escolhas para o futuro”, argumentou a gestora da Expo Estudantil, a analista técnica do Sebrae/MT, Thaís Mara.
Sonho da graduação
Estudante da Escola Fernando Leite de Campos, em Várzea Grande, Gustavo Souto, 16 anos, sonha em cursar Agronomia. “Aprendi muito neste evento e saio motivado para continuar aprendendo. Meu sonho é trabalhar com agronomia”, resumiu.
Já a Ana Vitória Pereira Mazieru, estudante da Escola Agenor Ferreira Leão, no Bairro Tijucal, elogiou a oportunidade de fazer uma atividade extraescolar. “É bom sair da escola um pouco, distrair a mente. Achei muito legal as palestras. Ainda não me decidi sobre minha profissão no futuro, quero fazer muitas coisas, mas gosto de Psicologia”, contou.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, também estiveram presentes alunos da rede estadual das cidades de Sinop, Acorizal, Confresa, Chapada dos Guimarães, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, dentre outros municípios.
Fonte Agencia Sebrae