4:55 PM
1 de dezembro de 2025

Empreendedora de MT garante posição no top 10 da Expo Favela Brasil | ASN Mato Grosso

Empreendedora de MT garante posição no top 10 da Expo Favela Brasil | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


O empreendedorismo mato-grossense alcançou um novo patamar de reconhecimento nacional. Diela Tamba Nhaque, idealizadora do projeto social D’jombai e da Diela Tranças Africanas, foi anunciada neste domingo (30) como uma das dez finalistas do Top 10 da Expo Favela Innovation Brasil 2025.

A conquista coloca Diela Tranças entre os projetos mais promissores do país e garante à empreendedora uma vaga no reality show “O Grande Desafio” no programa É de Casa, da TV Globo. A empresária representará Mato Grosso na competição, disputando investimentos e projeção nacional para seu negócio.

A seleção marca a segunda vez que um empreendedor de Mato Grosso figura no Top 10 da Expo Favela, consolidando o estado como um polo de inovação originada nas periferias.

Os dez projetos que representam a vanguarda do empreendedorismo das favelas brasileiras são: Salcity (Bahia), Pele na Tela (Rio de Janeiro), i9Nursing (Piauí), Bia Gomes Educação Sexual (Minas Gerais), SDN Reciclando (Rio Grande do Sul), +1Code (São Paulo), Turiarte (Pará), Diela Tranças / D’jombai (Mato Grosso), Sítio Cocos (Paraíba) e Fala Comigo (Amazonas).

O Projeto D’jombai: cultura e empoderamento feminino

O projeto D’jombai (termo em crioulo da Guiné-Bissau que significa “encontro, convívio”) utiliza o salão Diela Tranças Africanas como ponto de convergência para o resgate cultural e o empoderamento feminino. A iniciativa promove a valorização da identidade africana através da arte de trançar, enquanto gera renda e capacitação profissional para mulheres na grande Cuiabá e Várzea Grande.

“Estou muito feliz e grata por estar representando o nosso estado na etapa nacional do Expo Favela e levarei o projeto D’jombai para o Top 5 com a força, torcida e em graça de Deus.”

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, destaca a parceria da instituição na promoção do empreendedorismo periférico:

“O Sebrae Mato Grosso tem orgulho de apoiar iniciativas como essa, que mostram que a inovação nasce onde existe necessidade e criatividade. Nosso papel é inspirar e capacitar esses empreendedores para que reconheçam seu valor, acessem redes de apoio e transformem boas ideias em negócios sustentáveis. Inovar não é só criar tecnologia, mas, sim, encontrar soluções simples e eficazes para problemas reais. Mato Grosso, antes, era visto como um estado periférico e, hoje, é um dos principais produtores de alimentos do mundo e uma terra de oportunidades para ambas as áreas. Esse exemplo demonstra que a periferia tem toda a capacidade de ser ator central do desenvolvimento e protagonista da sua própria história”, pontua.

Anderson Zanovello, presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT), destacou a importância do reconhecimento. “Nosso papel na Cufa-MT é ser a ponte entre essa genialidade, que muitas vezes é invisível, e o grande mercado. A Diela representa a potência e a capacidade de inovação que pulsa em nossas comunidades. Estar no Top 10 da Expo Favela Brasil e ir para o É de Casa não é apenas uma vitória da Diela, é o reconhecimento de que a favela não é carência, mas sim, uma fonte inesgotável de talentos e grandes negócios. Estamos extremamente orgulhosos de sua jornada e de levar a bandeira de Mato Grosso para o cenário nacional.”



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima