10:04 PM
5 de outubro de 2025

Empreendedores usam a criatividade para se diferenciar no mercado competitivo | ASN Mato Grosso

Empreendedores usam a criatividade para se diferenciar no mercado competitivo | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


Retalho de tecido, cerâmica e madeira são apenas alguns dos materiais que podem ser usados para desenvolver a economia criativa. Durante a Feira do Empreendedor, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), entre 3 e 5 de outubro, seis expositores estão presentes no Distrito Criativo, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT). O setor representa cerca de 7,8 milhões de pessoas que já trabalham nesse segmento no Brasil, em Cuiabá, por exemplo, alcança 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

O segmento da economia criativa reúne 43 setores, tais como: artesanato, moda, música, comunicação, gastronomia, literatura, entre outros

Segundo a gestora estadual da economia criativa do Sebrae/MT, Denize Barros, a instituição tem trabalhado junto aos empreendedores para o desenvolvimento da cadeia que reúne 43 setores, tais como: artesanato, moda, música, comunicação, gastronomia, literatura, entre outros.

“Queremos trazer a criatividade como principal eixo para potencializar o setor. Temos muitos artesãos que trabalham com produtos autorais, mas ainda não têm a principal renda vindo da economia criativa. A nossa ideia é mostrar que sim é possível, como já é feito em outras regiões do Brasil”, destacou.

A criatividade está diretamente ligada ao turismo, pois ela fortalece a produção intelectual e cultural e consolida projetos locais como parte desse ecossistema. Para a consultora do setor criativo do Sebrae/MT, Tatiana Fernandes, essa captação de talentos e empreendedores já é fruto das articulações com o setor da economia criativa.

“A missão do Sebrae/MT é transformar esses talentos como mola propulsora de emprego e renda. Queremos fomentar empreendedorismo forte, competitivo, com empresários preparados para gerir seus negócios, inovar e competir no mercado da criatividade”, disse.

A Feira do Empreendedor 2025 conta com o Distrito Criativo com seis expositores do setor

A empreendedora Sara Silva, sócia proprietária da empresa Catarina Sisters Brechó, de Cuiabá conta que sempre se identificou com a moda e, para se diferenciar do mercado, conseguiu inserir a economia criativa dentro do negócio- um fato que tem gerado bons resultados.

“Descobrimos fornecedores que vendiam sobras de tecidos direto da indústria. Produtos que eram incinerados e descartados. Começamos reaproveitando e criando novas peças focado justamente na sustentabilidade. Hoje, isso já representa uma parte importante das nossas vendas. Então, posso dizer que foi importante ser criativa e pensar diferente”, contou.

Desde o mês de julho o Sebrae/MT incentiva a produção e apresentação de empreendedores voltados a economia criativa, com a criação de um roteiro exclusivo para esse setor. Além de Cuiabá, há empresários que usam a criatividade em todas as regiões do Estado gerando renda, empregos e desenvolvimento econômico em Mato Grosso.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima