Quando estive em Buenos Aires, no fim de novembro de 2023, para cobrir o lançamento da primeira edição do guia Michelin argentino, uma das casa laureadas pela publicação que avalia restaurantes pelo mundo causou um misto de comoção e euforia.
Dos três restaurantes laureados com estrelas, o Trescha foi a grande surpresa. Com apenas oito meses de funcionamento, também garantiu sua primeira logo na estreia. É um caso raro no mundo. Os outros endereços com distinção foram Aramburu (2 estrelas) e Don Julio (1 estrela).
Não foi só. Tomás Treschanski, aos 25 anos de idade, também levou o título de jovem chef em 2023. Um baita reconhecimento que equivale ao chef revelação de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.
Embora muito jovem, ele tem uma carreira internacional significativa. Passou por endereços cintilantes, entre eles o espanhol Azurmendi, o britânico Barrafina, o sueco Frantzén, o dinamarquês 108 e o chileno Boragó.
A convite de Luiz Filipe Souza, Tomás esteve em São Paulo na segunda, 24 de março, para preparar uma degustação com o anfitrião. Era um menu excepcional.
A sequência de pratos demonstrava o talento não só do convidado, como de Luiz Filipe, premiado por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2018 como chef revelação, assim como a dimensão do Evvai, um dos seis únicos restaurantes da cidade a ter a distinção de cinco-estrelas máximas da publicação anual.
Com harmonização proposta pelo sommelier Marcelo Fonseca, foram provados:
- Tartelete de berinjela e queijo toscano (Trescha)
- Bomba de vieira (Evvai)
- Hamachi, curry verde e gengibre (Trescha)
- Linguine de lula alle vôngole (Evvai)
- Royale de tangerina e niguiri de camarão (Trescha)
- Tortellini, pato na lenha e enguia (Evvai)
- Wagyu, trango frito e limão (Trescha)
- Picanha ‘barolaise’, homus de feijão verde e couve crispy (Evvai
- Ode à abóbora (Trescha)
- Palmito e mel de abelhas nativas (Evvai)
O hamachi ao curry em estilo tailandês estava formidável, seja pelo frescor do pescado ou pelo picante molho verde, assim como linguine de lula em fios extratenros sem ser moles em harmonia com o vôngole.

Também permanece na memória a marcante royale de tangerina precedida de um niguiri de camarão, muito à moda de Tomás, e a picanha com molho à ‘barolaise’ no estilo clássico francês com um tinto italiano mais homus de feijão verde e couve crocante.

Encerrou com classe o charuto de palmito e mel de abelhas nativas (jataí e borá), sobremesa proposta por Bianca Mirabili, confeiteira do Evvai, numa noite com uma ótima seleção de vinhos do sommelier Marcelo Fonseca.
De volta a seu restaurante em uma casa remodelada no bairro de Villa Crespo (Murillo 725, Buenos Aires, Argentina, tel. +54 9 11 5572-7724. Reservas: trescharestaurant.com), Tomás aguarda para saber se o Michelin 2024, que atrasou para este abril de 2025, vai confirmar novamente a estrela do Trescha.
O anúncio é no dia 7. É aguardar para saber o resultado.
Evvai
Rua Joaquim Antunes, 108, Jardim Paulistano, tel. 3062-1160. Acesso para deficientes.
Reservas: meitre.com.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.: Veja SP Abril