1:17 PM
24 de abril de 2025

Encontros destacam cooperação regional e impacto da Rota Bioceânica para o sul de MS | ASN Mato Grosso do Sul

Encontros destacam cooperação regional e impacto da Rota Bioceânica para o sul de MS | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


Lideranças regionais, empresários e especialistas estiveram reunidos para discutir o desenvolvimento territorial e os impactos da Rota Bioceânica na região sul de Mato Grosso do Sul, nos dias 11 e 12 de fevereiro, no Sebrae em Dourados, durante o 3º Encontro de Líderes do Território da Grande Dourados e o 4º Conexão para Transformar. Os eventos foram realizados pela Agência de Desenvolvimento Regional “Celeiro do MS” e contaram com o apoio do Sebrae/MS, que tem incentivado a discussão sobre novas oportunidades de internacionalização para os empreendedores e a importância de uma atuação conjunta dos municípios para a transformação do território.

Para o vice-presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Nilson dos Santos, a programação foi estratégica e apresentou muitas oportunidades de negócios. “Visando a Rota Bioceânica, o evento mostrou que as pequenas e médias empresas também podem aproveitar o mercado exterior, desmistificando a ideia de que só as grandes empresas podem explorar este mercado. Também foi de suma importância a apresentação de diversas rotas alternativas com logísticas de acessibilidade e intercâmbio de mercadorias, compensando o retorno. Com as informações que foram compartilhadas, Dourados pode ser inserida como um centro de distribuição na Rota Bioceânica, aproveitando a ligação com os Oceanos Atlântico e Pacífico para facilitar o acesso ao mercado asiático”, destacou Nilson.

Dentro de MS, a Rota Bioceânica começa na ponte binacional que está em construção na cidade de Porto Murtinho e fará a conexão com Carmelo Peralta, no Paraguai. No Brasil, a rota segue pela BR-267, que cruza duas cidades que fazem parte do grupo de municípios articulados pelo Celeiro do MS – Maracaju e Rio Brilhante – sendo que em Rio Brilhante está no entroncamento com a BR-163, estratégico para circulação entre as regiões Norte e Sul do país.

“Acreditamos que o nosso território também será muito afetado pela Rota Bioceânica que aumentará a circulação de pessoas e cargas e trará oportunidades de empregos e negócios nas áreas de logística e transporte, setor da construção e de serviços, com impacto no turismo, em restaurantes, bares e hotéis. Durante os eventos pudemos apresentar o papel da Agência de Desenvolvimento da Região da Grande Dourados ‘Celeiro do MS’ no sentido de fomentar e impulsionar a integração dos 12 municípios que fazem parte do território”, disse o presidente do Celeiro do MS, Rodrigo Jeferson Trambuch.

O Celeiro do MS foi criado a partir do programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional do Sebrae/MS, realizado entre 2021 e 2022. De acordo com o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, o programa mobilizou lideranças locais para impulsionar o crescimento e a melhoria dos municípios, estimulando a articulação de movimentos independentes voltados para a execução de ações estratégicas.

“Por meio do programa LIDER, a Região Sul formou três grandes grupos: Celeiro do MS, Fronteiras da Inovação e Conevale. O principal intuito do Sebrae foi fazer com que empreendedores, representantes do poder público e do setor produtivo estejam unidos em uma agenda comum para projetar o desenvolvimento econômico do território, olhando para o futuro e para as potencialidades que possuímos. Estes grandes eventos são exemplos do que as lideranças locais podem promover por meio do diálogo em busca de fortalecer as cadeias produtivas e impulsionar a economia regional”, afirmou Marcus.

3º Encontro de Líderes do Território da Grande Dourados. Crédito: Sebrae/MS

Integrar para desenvolver juntos

O 3º Encontro de Líderes do Território da Grande Dourados teve como tema “Integrar para desenvolver juntos” e foi realizado em 11 de fevereiro, com o objetivo fortalecer parcerias, alinhar iniciativas e impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do território da Grande Dourados, que engloba os municípios de Dourados, Douradina, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante, Fátima do Sul, Jateí, Vicentina, Glória de Dourados, Deodápolis, Caarapó e Juti.

A programação incluiu um painel sobre a importância da integração regional, além da apresentação dos eixos de desenvolvimento do Celeiro do MS. O encontro culminou na elaboração do Plano de Ação 2025-2026, formado por quatro eixos: “Inovação, Empreendedorismo e Negócios”, “Instância de Governança Regional (IGR) Turismo – Celeiro do MS”, “Agronegócios e Agricultura Familiar” e “Rota Bioceânica e Relações Internacionais”.

Caminhos do Celeiro do MS na Rota Bioceânica

Já no dia 12, o 4º Conexão para Transformar teve como pauta principal as oportunidades geradas pela Rota Bioceânica para a região. Entre os palestrantes, estiveram o diplomata e ministro de Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, que discutiu a circulação e logística no contexto da integração regional e global; Rafaela Capelari, delegada da Comissão de Logística e Obras Públicas da Rota Bioceânica, que abordou o ecossistema logístico internacional do Celeiro do MS; e Fábio Roberto Cordeiro, gestor de Negócios Internacionais da Corporación Regional de Desarrollo Tarapacá (Chile), que apresentou as oportunidades comerciais envolvendo o Porto e a Zona Franca de Iquique.

“Existe um interesse genuíno e às vezes um desconhecimento de conexão entre o Chile e o Brasil, por meio do governo de Tarapacá. O nosso papel, com escritório instalado em Campo Grande há dois anos, é de trazer o conhecimento sobre como importar ou exportar através do sistema logístico que temos, composto por um aeroporto internacional, um porto e também uma zona franca com mais de duas mil empresas de diversos países e, por enquanto, nenhuma empresa brasileira. Então é uma oportunidade para os brasileiros estarem se internacionalizando em Mato Grosso do Sul”, estimulou o gestor de negócios internacionais Fábio Roberto Cordeiro.

Os encontros contaram com a participação aproximadamente 100 pessoas em cada dia, incluindo autoridades, além de secretários de desenvolvimento dos municípios vizinhos, empresários dos setores de transporte coletivo e de cargas, empreendedores interessados em internacionalização, líderes dos setores produtivos, sindicatos rurais, representantes da academia e do terceiro setor da Grande Dourados.

Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima