Baseada em um livro recente do mestre do terror Stephen King, O Instituto (The Institute) chegou em julho de 2025 quebrando vários recordes de audiência para o serviço MGM+. Não à toa, a plataforma anunciou esta semana a renovação para sua segunda temporada, que deve chegar no próximo ano.
Na trama, acompanhamos a jornada do garoto Luke Ellis (Joe Freeman), que é raptado e se descobre em meio a uma instituição misteriosa. Capaz de demonstrar poderes sobrenaturais, ele descobre que o lugar é habitado por várias pessoas parecidas com ele e que passam por vários testes sombrios.
O que acontece na Temporada 1 de O Instituto?
Na primeira temporada da série, vemos como Luke é raptado de sua casa na cidade de Minneapolis e acorda no Instituto, uma instalação secreta localizada no Maine. O lugar também é casa de várias outras crianças com quem ele faz amizade, mas também acaba compartilhando momentos de tortura e diversas provações.
- O objetivo dos operadores do lugar é extrair os talentos especiais de crianças capazes de usar habilidades telepáticas e telecinéticas;
- As crianças que passam pelo teste acabam avançando para um novo grau, mas nunca mais são vistas por seus companheiros;
- Luke começa a desenvolver algumas habilidades, mas as mantêm em segredo para não estimular seus captores;
- A desconfiança do protagonista e seus companheiros é que os graduados são usados para realizar operações de assassinato.
Luke consegue escapar com a ajuda de uma funcionária, e convence a força policial da cidade para onde foge a investigar o local. Chegando lá, eles são recebidos pelos soldados liderados pelo diretor, o misterioso Sr. Sigsby, o que inicia um grande confronto que dita os rumos do final da temporada.
Como termina a primeira parte da série?
Enquanto Luke reúne aliados no exterior do Instituto, alguns de seus ex-companheiros são forçados a assassinar uma pessoa usando seus poderes. Durante o conflito final da temporada, muitas pessoas morrem, incluindo os policiais, guardas do local secreto e algumas crianças.
No livro de King, o Sr. Sigsby tenta explicar que o local existia como uma forma de proteger a humanidade através da manipulação de eventos futuros. Já a adaptação da MGM+ apela mais para a ação, embora também deixe evidente que há diversos outros institutos espalhados pelo mundo.
Assim, enquanto os protagonistas de O Instituto conseguem sua liberdade, eles não conseguiram uma vitória completa. Isso deve ser explorado melhor na segunda temporada, onde devemos ver a volta de figuras misteriosas como o Homem ao Telefone, que ainda é desconhecido pelas crianças.
Ele inclusive deve substituir Sigsby como o grande vilão da trama, dada a maneira fria e cruel como aparece em tela. Os novos episódios também devem ir além da história escrita por King, que termina com os raptados voltando para casa e deixados em paz — contanto que continuem mantendo segredo sobre tudo o que testemunharam.
Fonte.: TecMundo