Lançada no dia 21 de agosto na Netflix, a série Refém já encontrou grande sucesso graças à sua trama repleta de tensão. Nela, acompanhamos Abigail Dalton, a nova Primeira-Ministra do Reino Unido, que tem que lidar com o rapto súbito de seu marido, Alex, durante uma viagem à Guiana Francesa.
Tudo fica ainda mais complicado devido ao fato de que o sequestro acontece em um momento no qual ela recebe a visita de Vivienne Toussaint, primeira-ministra da França. Agora, as duas vão precisar lidar com um grupo armado que faz exigências impossíveis para libertar o refém com vida.
Refém traz escolhas impossíveis
O que ajuda a complicar ainda mais a situação é que, para resgatar seu marido, Abigail pode ser forçada a abrir mão de seu cargo. Já Vivienne está sendo vítima de uma chantagem envolvendo um vídeo íntimo com seu filho adotivo, que pode destruir sua carreira política — algo que a impede de interferir diretamente no resgate.
- Abigail não é uma líder popular, tendo cortado fundos do exército recentemente;
- Ela também não consegue popularidade entre a população, pois falhou em melhorar a saúde pública;
- Os sequestradores de seu marido tiram proveito da situação, pressionando a política para que ela abandone o cargo.
Durante Refém, vemos as duas primeiras-ministras divididas entre preservar suas carreiras políticas, acabar com a crise e melhorar as situações dos países que representam. No final da trama, as duas conseguem encontrar uma solução, se mostrando dispostas a encarar as consequências negativas que isso pode trazer.
O que acontece com os reféns?
A situação na Guina Francesa é resolvida por Vivienne, que não cede às chantagens e ordena que uma divisão do exército francês resgate os reféns. Quase todos os médicos que acompanham Alex saem vivos, com a exceção de um deles, e também há várias baixas entre os sequestradores.
A cooperação da França com o Reino Unido vai além, com sua primeira-ministra se comprometendo a enviar medicamentos para o país vizinho. Em troca, Abigail concorda em dar apoio político à sua nova aliada, sabendo que ela vai enfrentar várias críticas com o vazamento publico do vídeo que estava nas mãos dos sequestradores.
O que acontece após os sequestros?
A resolução da situação na Guina Francesa não significa o fim da história de Refém. Matheo, o filho adotivo de Vivianne, vai até a residência da primeira-ministra britânica, para encontrar Abigail e sua madrasta, trazendo consigo um laptop repleto de informações importantes.
Ele revela que sua namorada, Saskia Morgan, estava espionando sua vida há meses, e pode ter sido a responsável por obter e vazar o vídeo no qual ele aparece beijando Vivianne. Ela fazia parte do exército britânico, mas perdeu seu emprego quando a nova primeira-ministra cortou o orçamento das forças armadas.
Para complicar a situação, descobrimos que John Shagan, chefe de gabinete de Abigail, tem conexões diretas com Saskia. Quando a conspiração finalmente começa a ficar clara, o laptop explode e mata Vivianne. Com isso, Abigail perde seu cargo e é substituída pelo Secretário de Defesa Dan Ogilvy, que volta a dar poder aos militares ao decretar um estado de emergência.
Quem era o responsável pela conspiração?
Nos capítulos finais de Refém, descobrimos que Shagan é o responsável pelo plano que resultou no sequestro de Alex. Ele atuava como parte de uma operação militar em Belize na qual trabalhou com Saskia. Graças à evacuação autorizada por Abigail, a esposa do soldado acabou sendo morta por forças inimigas.
Assim, ele planejou durante anos um meio de se vingar da política. Ele é ajudado em seu plano pelo General Joseph Livingston, seu antigo comandante que ficou frustrado pelos cortes do orçamento militar. A ex-Primeira Ministra Britânica descobre a conspiração, e, com o apoio de Ogilvy, consegue recuperar seu cargo e faz com que Livingstone seja preso — consequência do fato de ele revelar que sabia sobre o laptop explosivo.
No entanto, esse não é o final da trama. Frustrados, Shagan, Saskia e parte de seus antigos companheiros decidem sequestrar mais uma vez Alex e sua filha adolescente Sylvie como forma de chantagear novamente Abigail. O que eles não contavam é com o fato de Matheo conseguir ligar para a polícia, que se dirige ao local em que todos estão.
Como acaba Refém?
Após uma série de lutas, Sylvie acaba atirando em Shagan, que afirmou ter sido o responsável pela morte de seu avô para desestabilizar sua família. Logo em seguida, a polícia finalmente consegue invadir o local, colocando fim à situação e garantindo a segurança de Abigail e dos demais membros de sua família.
Nos momentos finais da trama vemos que, apesar de tudo o que aconteceu, a Primeira-Ministra Britânica continua uma figura forte e que não abandonou o cargo. Ela anuncia um novo processo de eleições, afirmando que pretende ser o mais transparente possível e justificar a confiança que a população britânica depositou sobre ela.
Fonte.: TecMundo