3:23 AM
22 de dezembro de 2025

Erupção vulcânica no século 14 pode ter desencadeado a Peste Negra na Europa

Erupção vulcânica no século 14 pode ter desencadeado a Peste Negra na Europa

PUBLICIDADE


Oito pessoas vestidas com túnicas brancas e chapéus pontudos caminham descalças em procissão atrás de três homens com roupas coloridas. Os homens carregam bandeiras

Crédito, Getty

Legenda da foto, A Peste Negra transformou profundamente a sociedade medieval

    • Author, Helen Briggs
    • Role, Repórter de meio ambiente
    • Reporting from, BBC News

Uma erupção vulcânica por volta do ano de 1345 pode ter iniciado uma reação em cadeia que culminou na pandemia mais letal da Europa, a Peste Negra, afirmam cientistas.

Indícios preservados em anéis de árvores sugerem que a erupção provocou um choque climático, desencadeando uma sequência de eventos que trouxe a doença à Europa medieval.

Nesse cenário, cinzas e gases liberados pelo vulcão causaram quedas extremas de temperatura e safras ruins.

Para evitar a fome, cidades-Estados italianas populosas precisaram importar grãos de regiões próximas ao mar Negro, trazendo inadvertidamente pulgas transmissoras da bactéria Yersinia pestis, responsável pela doença.

Mapa intitulado “Como a Peste Negra se espalhou pela Europa”, mostrando a transmissão da doença pela rede de comércio de grãos. O mapa cobre a Europa, o Mediterrâneo e o Mar Negro. Portos principais são indicados: pontos vermelhos para portos de exportação (Tana, Alexandria), pontos azuis para portos de importação (Oslo, Messina) e pontos laranjas para centros comerciais (Veneza, Gênova, Pisa, Creta). Setas pretas tracejadas indicam a direção da propagação da peste: de Tana, no Mar Negro, a sudoeste até Constantinopla e Creta, depois a oeste até Messina, na Sicília, ao norte até Pisa e Gênova, e mais adiante até Veneza. Da Itália, as rotas seguem noroeste até a França e depois norte até Oslo. Outra rota sai de Alexandria, no Egito, até Creta e depois para a rede de comércio do Mediterrâneo. Um pequeno mapa em destaque mostra a região dentro da Europa. Fonte: Universidade de Cambridge.

Essa “tempestade perfeita” de choque climático, fome e comércio lembra como doenças podem surgir e se espalhar em um mundo globalizado e mais quente, segundo especialistas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima